08/08/2017 17:20

Chapada Diamantina celebra a literatura com Fligê 2017

s

Com o propósito de apresentar, difundir e valorizar a obra literária em sua natureza plural e em diálogo com outras expressões artísticas acontece de 10 a 13 de agosto de 2017, no município localizado nas montanhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, a 2ª edição da Feira Literária de Mucugê, com o tema central “Somos paisagens dos sertões em rotas de composições”.

A Fligê 2017 terá como homenageado o autor de “Os Sertões”, Euclides da Cunha (1866-1909). A escolha do nome rememora os 120 anos da Guerra de Canudos, uma vez que o escritor presenciou uma parte do combate como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo e o descreveu com riqueza de detalhes na mencionada obra-prima da literatura brasileira, publicada em 1902.

“As rotas dos sertões passam por Vitória da Conquista, Chapada Diamantina, pelo Nordeste e na construção dessas trilhas é possível se ver o Brasil, transver e conhecê-lo com outros olhares”, explica Ester Figueiredo, curadora da Fligê. “A feira une o autor e a obra num contexto local, onde as belezas e mazelas do Nordeste brasileiro necessitam ser vistas pelo mundo”, completa.

Integrando o circuito de feiras e festas literárias realizadas na Bahia e no Brasil, a Fligê vai contar com conferências, lançamentos, leituras guiadas, contação de estórias, oficinas, estandes/editoras, homenagens e apresentações artísticas, facilitadas por autores convidados dos mais variados horizontes literários e a participação de autores e autoras do circuito nacional, bem como a nova geração que se dedicam à criação literária em diferentes linguagens, além de buscarem espaço para apresentação de suas obras.

Vários pontos da turística cidade de Mucugê serão ocupados com diferentes atividades, como o Cemitério Bizantino e a Igreja Santa Izabel que serão palcos das Leituras Guiadas. A praça Cel. Propércio se transformará num imenso Calçadão Literário, com sessão de autógrafos e bate-papo com os autores independentes que divulgarão suas obras: Rita Queiroz, Dulce Moreira, Gésia Cássia Lima, Neivande Dias, Tahiana Borges, Luar do Conselheiro (Aidner Mendez), Bhavaraja Dharmananda, Felipe Eduardo Marta, Leila Maria Prates e Berta Leni, no Café com o Autor, no dia 13 de agosto.

A paisagem mais disputada será o Centro Cultural de Mucugê que dispõe de uma extensa e diversificada programação para agradar a todos os gostos. Passarão por lá nomes como Jean Wyllys, Emiliano José, Zack Magiezi, Aleiton Fonseca e Ingra Lyberato. No local acontecerá ainda a Solenidade e Conferência de abertura, na quinta (10), com o tema: “Entre sertões e chapadas: sentidos e metáforas”, por Ruy Medeiros e a Conferência de Encerramento, com o conferencista Cristian José Oliveira Santos Brayner, membro da Diretoria de Livro, Leitura, literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura (MinC).

É também no Centro Cultural que os participantes poderão conferir, no primeiro dia da Fligê, o Concerto Lítero Musical “Dos sertões e outras terras”, com João Omar de Carvalho Mello, Petrônio Joabe e Elton Becker. No segundo dia, o Grupo Villaquintana apresenta o espetáculo “Paisagens sonoras de Dorival Caymmi” e no terceiro dia, Elomar Figueira Mello presenteia o público com “Dialógo concertante no sertão de Euclides e de Elomar”, com participação do maestro João Omar, além do lançamento do seu segundo livro “A Era dos Grandes Equívocos”.

Os interessados podem escolher uma das cinco oficinas ofertadas: Escrita Criativa, Vivência de Brincadeira com Sucata, Musicalização, Animação e Contação de Histórias e se inscrever gratuitamente pelo site. Todas serão realizadas nos dias 11 e 12 de agosto (sexta e sábado), das 8 às 11h, no Colégio Horácio Matos.

Rota da Palavra, Bate-papo com Escritores e Escritoras e a atividade Di’Falas e Di’Versos abraçarão os leitores ávidos por novidades. “Os percursos da leitura inclusiva”, com Lilian Menenguci, Arnaldo Godoy e Angelita Garcia e “Bahia em estado feminino da escrita”, com as escritoras Marta Galrão, Ângela Vilma, Ana Isabel Macedo dão o rumos das discussões nas Mesas de Conversa, nos dias 11 e 13 de agosto, respectivamente.

A sétima arte ganha destaque com a Fligecine, que terá a Mostra Chico Liberato com a exibição do longa-metragem de animação “Boi Aruá” e o curta “Amarilis”, no sábado (12), na Casa da Filarmônica. Serão exibidos ainda os filmes de curta-metragem “Mãos de Vento e Olhos de Dentro”, de Susanna Lira; “A Menina que Pescava Estrelas”, de Ítalo Cajueiro e “Brincadeira de Criança”, de Makinov.

A programação, totalmente gratuita, dirige-se ao público adulto, mas também, dispõe de um espaço para o encontro do público infantil e comunidade estudantil: a Fligezinha, que permitirá aos participantes experimentações literárias, além de vivências de leitura inclusiva. Contação de Histórias com Sá Binidita (Rosa Griô), Flávia Pacheco, Palmira Heine e Danielle Andrade, Bate-Papo com os escritores infantis, José Walter Pires, Antonio Moreno, Joyce Lima e Regiane Valadares, além da oficina Hai cai infantil e pintura, com Rumena Cruz Lages e a apresentação do Coral e Quadrilha Infantil Lapidar animarão a criançada.

A Feira Literária de Mucugê é uma realização do Coletivo Lavra e tem o apoio financeiro do Ministério da Cultura (MinC), da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), Secretaria da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Prefeitura de Mucugê e o Instituto Incluso. Confira a programação completa no site: www.flige.com.br e siga a Fligê nas redes sociais, Facebook: https://www.facebook.com/fligemucuge/ e Instagram: https://www.instagram.com/fligemucuge/

Serviço:

2ª Feira Literária de Mucugê (Fligê)

Data: 10 a 13 de agosto.
Local: Centro Cultural (Clube), Colégio Horácio Matos, Casa da Filarmônica, Pç. Cel. Propércio (Calçadão), Cesta do Povo, Espaço Academia, Museu e Centro Histórico de Mucugê.
Classificação: Livre.