RSS
 
 

Escola de Dança da FUNCEB abre inscrições para curso profissionalizante

Publicação: 06/01/12 | 15H01 - Última Atualização: 18/01/12 | 14H01

Unidade do Centro de Formação em Artes seleciona novos alunos para o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança

O Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), dá início às ações de 2012 com a abertura das inscrições de novos alunos para o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, oferecido pela Escola de Dança da FUNCEB. Entre os dias 9 e 20 de janeiro, os interessados devem se apresentar à unidade, com uma novidade este ano: para melhor atender o público do interior, as inscrições, que são gratuitas, podem também ser feitas via e-mail.

Para os residentes em Salvador, é preciso comparecer à sede da Escola de Dança da FUNCEB, no Pelourinho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30, munidos de foto 3×4 e cópia do RG. Os candidatos que forem se apresentar pela internet devem solicitar inscrição através do e-mail inscricaocursotecnico@gmail.com, pelo qual receberão as instruções posteriores.

Somente podem se inscrever aqueles que tenham concluído o ensino médio, ou que vão cursar o 3º ano em 2012. É preciso, também, ter aptidão para a dança, razão pela qual os inscritos passarão por uma seleção específica, entre os dias 25 e 27 de janeiro, para ocupação das 60 vagas disponíveis. A matrícula dos selecionados será realizada em seguida, de 1 a 3 de fevereiro. As aulas, previstas para serem iniciadas em 6 de fevereiro, são de segunda a sexta, no turno matutino, das 7h30 às 12h20. O único custo para os alunos é de R$ 20 por semestre, a serem pagos no momento da matrícula.

Com duração de dois anos e meio, o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e trabalha na formação de profissionais da área através do desenvolvimento de habilidades básicas e específicas, nas dimensões técnico-criativas, cognitivas e produtivas da linguagem da dança. No percurso da formação, os estudantes têm acesso a uma gama de informações e experiências artístico-pedagógicas em dança e de caráter prático-teórico, perpassando os diferentes modos de estudar dança e desvendando técnicas de movimento como a capoeira, a dança moderna, o balé clássico, as danças afro e populares, além de diferentes proposições em técnicas contemporâneas. Em articulação com estes conteúdos técnicos, os alunos desenvolvem também reflexões sobre a dança, a educação e o corpo numa perspectiva histórica, estética e cinesiológica, culminando com as experimentações artísticas e configurações coreográficas a partir dos Laboratórios de Criação. Todo este trajeto é subsidiado por etapas de estágios nas quais os futuros profissionais têm a possibilidade de vivenciar experiências na condição de criadores, de intérpretes e de multiplicadores em dança, observando ainda a dinâmica de gestão e produção cultural na atualidade.

SELEÇÃO – Os candidatos inscritos passarão por um teste de seleção que é composto de três partes: Técnica, onde os candidatos são observados quanto ao seu desempenho em relação às técnicas de movimento em geral, Reflexiva, com avaliação da articulação de ideias em forma de texto dissertativo, a partir de apreciação estética em dança, e Criativa, através de estudos de improvisações e pesquisa de movimento. As atividades avaliativas são conduzidas por profissionais convidados e professores da Escola de Dança, que, juntos, também compõem a equipe julgadora. A seleção se baseia no potencial técnico-criativo e reflexivo do candidato, em busca de confirmar seu interesse em atuar profissionalmente em grupos de dança. São ainda notadas a motivação e a iniciativa, bem como a postura investigativa diante das ações propostas.

Inscrições do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança

Escola de Dança da FUNCEB/ Centro de Formação em Artes

Quando: 9 a 20 de janeiro de 2012

Inscrições presenciais: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30, na Escola de Dança da FUNCEB

Inscrições por e-mail (preferencialmente para candidatos que não residam em Salvador): envio de solicitação de inscrição para o e-mail inscricaocursotecnico@gmail.com, para posteriores instruções

Pré-requisito: Ter concluído o ensino médio ou 3º ano em curso

Quanto: Grátis

Documentos necessários: Foto 3×4 + Xerox do RG

Escola de Dança da FUNCEB

Endereço: Rua da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus – Pelourinho

Telefones: 71 3116-6641/ 3116-6533/ 3116-6515

Compartilhar:
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • FriendFeed
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes
  • PDF
  • Twitter

Notícias Recentes

+ todas as notícias

 
 

 
 
 
Unidades
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.
(71) 3103-3400

Secretaria de Cultura - Governo da Bahia