RSS
 
 

Inscrições abertas para mobilidade artística e cultural

Publicação: 23/04/12 | 11H04 - Última Atualização: 19/06/12 | 15H06

Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) lança edição 2012 da Chamada Pública de Apoio a projetos de residências, intercâmbio, difusão e formação artístico cultural

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e a inserção nacional e internacional do setor cultural da Bahia, a Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA) abriu as inscrições para o Programa de Mobilidade Artística e Cultural. Através de apoio financeiro, no valor total de R$ 500 mil, a seleção vai possibilitar residências, intercâmbios, difusão, circulação e formação na área de artes e cultura para pessoas, grupos ou obras. Criado em 2007, com chamadas anuais, o Programa já contemplou mais de 100 projetos de mobilidade internacional, estimulando a internacionalização de artistas e profissionais da cultura do Estado.

A edição 2012 traz algumas novidades: além de ter cindido em uma única seleção o apoio a residências e a intercâmbio e difusão, ela passa também a apoiar projetos de circulação e formação de médio e longo prazo, propondo três linhas de apoio: residências artísticas culturais, para artistas ou profissionais da cultura que pretendem desenvolver pesquisa, criação ou produção fora do estado ou país por um período mínimo de seis semanas; intercâmbio e difusão, para profissionais em atividades culturais nacionais e internacionais, promovidas por entidades de reconhecido mérito; ou formação artístico-cultural, para propostas de participação em cursos, oficinas e estágios fora do estado da Bahia. Para cada linha, há um valor máximo de financiamento.

De acordo com a assessora de Relações Internacionais da SecultBA, Monique Badaró, “O apoio à mobilidade é um recurso indispensável para que a nossa produção cultural possa ampliar públicos e mercados. A possibilidade de visitar outros países, entrar em contato com realidades diversas, realizar trabalhos colaborativos e construir redes constituem práticas culturais contemporâneas que trazem benefícios não só para o profissional como também para todo o setor”.

Podem participar do Programa pessoas físicas, maiores de 18 anos ou pessoas jurídicas de direito privado que tenham por objeto o exercício de atividades na área cultural. Para inscrever o projeto, o proponente deverá apresentar o Formulário de Apresentação de Projetos, que se encontra anexo à resolução em uma via impressa assinada e uma via eletrônica em CD.

O prazo de inscrição para a 1ª seleção vai até 21 de maio (ver tabela abaixo). O preponente deve atentar também para a seguinte mudança: serão inscritos projetos recebidos até o prazo indicado (nos anos anteriores eram projetos enviados).

1a seleção: 2a seleção 3a seleção:
Prazo de recebimento das propostas 21 de maio 22 de julho 15 de setembro
Prazo para divulgação do resultado 15 de junho 26 de agosto 20 de outubro
Projetos com data de embarque a partir de 06 de julho 30 de setembro 24 de novembro

Confira aqui a portaria do Programa de Mobilidade Artística e Cultural

O resultado será publicado no Diário Oficial do Estado e no site da SecultBa (veja aqui o resultado da 1ª Chamada). Mais informações, como critérios de seleção, de inelegibilidade, prestação de conta, podem ser conferidos no documento, disponível no site da secretaria.

Compartilhar:
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • FriendFeed
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes
  • PDF
  • Twitter
banner_Edital_2014
Conheça os projetos selecionados nos Editais do Fundo de Cultura 2014!

+ mais informações

 

Notícias Recentes

+ todas as notícias

 
 

 
 
 
Unidades
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia.
(71) 3103-3400

Secretaria de Cultura - Governo da Bahia