Carnaval

28/01/2016 10:20

A partir deste domingo, o Tuk Tuk Sonoro faz leva a alegria folião pipoca em três dias da folia

tuktuk

Foto: Edvalma Santana

Inovador e ousado, ele vem conquistando cada vez mais espaço e foliões no Carnaval baiano. É o Tuk TukSonoro que volta a todo vapor na festa de 2016.

O projeto é capitaneado por Sylvia Patrícia, que preparou repertório especial para reverenciar o carnaval de rua, a alegria contagiante da avenida, e pela Da Rin Produções Culturais, que cuida de todos os detalhes da produção para que o Tuk Tuk venha com tudo!!! Já no dia 31 de janeiro, próximo domingo, ele participa do Furdunço, com concentração às 13h, partindo do Clube Espanhol em direção ao Farol da Barra através de edital da Secretaria Municipal de Turismo (Saltur) e Prefeitura de Salvador.

Daí parte para o Carnaval Pipoca, desfilando dois dias: 4 de fevereiro, às 19h, no Terreiro de Jesus (Circuito Batatinha - Centro Histórico) e 7 de fevereiro, voltando ao Circuito Barra-Ondina, às 16h. Essas duas participações são resultado do edital público da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

O novo e os antigos carnavais

Como a cada ano o Tuk Tuk encarna uma personagem, a exemplo de Carmen Miranda no ano passado, esse ano ele vem fantasiado de Passista de Escola de Samba, concepção de Carlos Vilmar e Edy Ribeiro.  Já os músicos virão vestidos de Malandros.

Inspirado nos tuk tuks usados como taxis na Tailândia e Índia, Sylvia com a Da Rin Produções e a assessoria luxuosa de Irma Vidal e Cláudia Salomão, desenvolveram um projeto que adaptou e transformou esse veículo em um minipalco móvel autônomo, equipado com sistema de som, luz e gerador.

Tuk Tuk Sonoro teve sua estreia no carnaval de Salvador em 2014, com sucesso, voltou em 2015 repetindo o feito, e agora já faz parte do circuito da festa. Além disso, pela sua portabilidade e mobilidade, tem realizado diversos eventos fora do calendário carnavalesco, como o aniversário de 466 de Salvador, o projeto Canto de Rua, de Saulo, o Terno de Reis da Lapinha com Keiler Rêgo, dentre outros. "Mas o carnaval é especial, pois é nele que o projeto mostra toda a sua potência de mobilização e de alegrar a festado folião pipoca", observa Sylvia Patricia, que preparou um repertório especial para esse carnaval.

Sucessos e novidades

São grandes sucessos que marcaram antigos carnavais, como: Atrás do Trio Elétrico (Caetano Veloso), Pombo Correio (Moraes Moreira), Vassourinha Elétrica (Moraes Moreira), Chuva, Suor e Cerveja (Caetano Veloso), entre outras; além de pop rock, samba rock, musicas dos anos 80, funk, soul, marchinhas, e claro, alguns de seus sucessos, como "Sua mãe, uma TV e um gato", que virou um frevo, e a marchinha do Tuk Tuk Sonoro, também de sua autoria, que já está na boca dos foliões amigos.

"O carnaval é essencialmente eclético, tem espaço para todos os gostos e sons", completa Virgínia Da Rin. Segundo ela,  a banda que acompanha Sylvia será formada por oito músicos que desfilam no chão acompanhando a cantora, que segue na carroceria do veículo.

A equipe e um grupo de fãs e parceiros acompanharão os desfiles de Sylvia e Tuk Tuk Sonoro vestindo mortalhas coloridas, de cetim, oferecidas pela produção, especialmente para revivermos os antigos carnavais.  isso também é inusitado nesse projeto: as mortalhas são entregues aos fãs, amigos e convidados, na concentração. Todos vestem, entram no clima e ao final do circuito, retornam as mortalhas para a produção. Essa é uma ação de sustentabilidade já que as mortalhas são higienizadas em lavanderia para que outros tantos amigos, fãs e convidados possam participar nos dias seguintes.

Fique ligado no Calendário do Tuk Tuk Sonoro no Carnaval 2016:

·         FURDUNÇO31 de janeiro, concentração 13h, em frente ao Clube Espanhol até o Farol da Barra

·         CARNAVAL PIPOCA4 de fevereiro, concentração 19h no Terreiro de Jesus - Circuito Batatinha (Centro Histórico);      7 de fevereiro, concentração 16h Circuito Dodô (Barra-Ondina)