Fundo de Cultura

16/02/2016 09:10

Teatro Gamboa Nova reúne exposições, peças, exibições de filmes em sua programação

Janela

Foto: Camila Souza


O carnaval passou, mas a animação continua no Teatro Gamboa Nova, uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Música, exibições de filmes gratuitos, espetáculos teatrais, performances e muito mais embalam a programação de verão no teatro.

 

O espaço, que proporciona a formação de novas plateias com ingressos a preços populares, lançando novos talentos, abrindo espaço também ao longo destes anos para oficinas de formação, traz em sua programação, ainda em fevereiro, a exposição Janelas da Favela - Um olhar sobre sentimentos debruçados nas sacadas, da fotógrafa Camila Souza, que expõe um olhar peculiar e sensível sobre a periferia de Salvador. Além disso, nos dias 21 e 28 o espaço será palco do GamBoaMúsica Pôr do Sol - A Alegre melancolia de Nelson Cavaquinho, com Enio Bernardes e Siri Catado.

 

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

 

FEVEREIRO

 

EXPOSIÇÃO: Janelas da Favela - um olhar sobre sentimentos debruçados nas sacadas.

Com um olhar peculiar sobre a periferia de Salvador a fotógrafa Camila Souza une técnica e memórias emotivas para traçar um belo cenário sobre os habitantes do lugar.

Quando: até 28/02, às quartas e aos sábados, de  15h ás 20h e domingos, de 14h às 17h.

 

CINEGAMBOA: Salomão Zalcbergas

Mais alguns dias de exibição do video deste grande parceiro do Gamboa Nova, mostrando sua trajetória impar nas artes plásticas e na vida.

Quando: Antes dos espetáculos com autorização das produções

 

Ave de Areia - Laura Sarpa

Entre fragmentos de memórias e reflexões sobre o fazer artístico, a personagem dialoga sobre a possibilidade de construir e realizar um novo espetáculo, envolver-se em novos projetos. Riscos e conquistas no ofício artístico.

Dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26/02, às 20h;  Dias 02, 03 e 04/03, às 20h

 

Orí - Thiago Romero
O espetáculo promove um diálogo entre a ancestralidade africana e a contemporaneidade. Mostra o processo de encontro de uma pessoa com seu orixá, dentro da beleza do candomblé.

Quando: Dias 20 e 27/02, às 17h e às 20h

 

GamBoaMúsica Pôr do Sol - A Alegre melancolia de Nelson Cavaquinho - Enio Bernardes e Siri Catado

Um passeio pelos grandes clássicos e por sambas desconhecidos do grande público, cantando e contando um pouco das histórias, da vida e da obra desse grande compositor.

Quando: Dias 21 e 28/02, às 17h

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.