Fundo de Cultura

03/03/2016 11:29

Projeto une arte e educação para jovens de Salvador no Teatro Vila Velha

​Remendo Remendó _Foto Acervo do grupo
​Remendo Remendó / Foto: Acervo do grupo


Entre os meses de março e junho de 2016 acontece a primeira edição do Pé de Feijão – Arte e Educação no Teatro Vila Velha. A iniciativa promove ações educativas de artes cênicas para crianças e adolescentes de instituições sociais e educacionais de Salvador e região.

As ações do projeto são pautadas na promoção da sensibilização, conhecimento e contato com as artes cênicas durante o processo de formação e aprendizado dos jovens. A programação inclui o espetáculos infantojuvenis de dança e de teatro, como o Da Ponta da Língua à Ponta do Pé, do Núcleo Viladança, Remendo Remendó, de A Outra Cia de Teatro. As apresentações acontecem no palco principal do Teatro Vila Velha.

O projeto realiza ainda um acompanhamento pedagógico junto a educadores. Desde o primeiro contato com as instituições, uma equipe de arte-educadores oferece orientações sobre o desenvolvimento da temática artística e do conteúdo dos espetáculos apresentados para a sala de aula. As atividades duram até o momento após o espetáculo, por meio da entrega de um material contendo orientações sobre como desenvolver o conteúdo artístico em programas de ensino – estimulando desdobramentos que vão além do espaço do Teatro.

O projeto conta ainda com um espaço para leitura de obras infantojuvenis aberto aos participantes. O “Cantinho da Leitura” disponibilizará livros de autores diversos, num ambiente lúdico situado no Cabaré dos Novos, no café do Teatro Vila Velha.

“Ter uma programação dedicada especialmente para crianças e adolescentes é fundamental para toda a cidade", destaca Cristina Castro, gestora cultural, coreógrafa e coordenadora geral do projeto. Ana Paula Carneiro, arte-educadora e coordenadora da área de mediação cultural do Pé de Feijão, complementa o pensamento, apontando a apreciação e o encantamento como elementos fundamentais para a formação de novos públicos e futuros artistas. Ela ainda afirma que “o grande diferencial do projeto é a aplicação de atividades de arte e educação a partir do tema e da estética de cada espetáculo, visando uma imersão que começa antes do dia da apresentação e permanece nas atividades de desdobramentos sugeridas com os professores”.

"É muito bom neste momento ter o Pé de Feijão no Teatro Vila Velha, porque há muito tempo apostamos na relação com as escolas, com a formação. Existe um caminho rico de ações que unam cultura e educação. A gente quer que as escolas se aproximem e proponham ações conjuntas com o Vila", comenta Marcio Meirelles, diretor artístico do Teatro Vila Velha.

Incentivo à Literatura

Entre os meses de março e junho, o projeto instalará ainda no Teatro Vila Velha o Cantinho da Leitura, como forma de estimular o hábito da leitura entre os pequenos. Esta ação é realizada em parceira com a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador. Ao final de cada apresentação, será sorteada entre as crianças uma série de livros infantis, doados ao projeto pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A primeira edição Pé de Feijão atenderá a mais de 4500 crianças e adolescentes durante os quatro meses de atividades do projeto.

O projeto e o Teatro Vila Velha têm apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

SERVIÇO*
O quê: Estreia do projeto Pé de Feijão – Arte e Educação no Teatro Vila Velha
Espetáculo: Remendo Remendó – A Outra Cia de Teatro
Quando: 08 e 09 de março
Onde: Teatro Vila Velha

Agenda completa:
Da Ponta da Língua à Ponta do Pé – Núcleo Viladança
12 e 13 de abril | 24 e 25 de maio

Remendo Remendó – A Outra Cia de Teatro
08 e 09 de março | 07 e 08 de junho
Local: Teatro Vila Velha
*Apresentações realizadas exclusivamente para as instituições participantes do projeto.

Informações à imprensa
Eduardo Coutinho / Assessor de Comunicação do Teatro Vila Velha
(71) 3083-4617 | 98879-4189
comunicacao@teatrovilavelha.com.br

Milena Cayres / Comunicação Projeto Pé de Feijão
(71) 3022-1158 | 99163-5625
milena@baobaproducoes.com.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.