Fundo de Cultura

06/04/2016 12:00

Mostra sobre importância histórica da capoeira é lançada em Salvador

Convite

A exposição “Mestres Vivos da Capoeira: em busca da oralidade perdida” será lançada nesta terça-feira, 06 de abril, às 18h, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. A mostra, que é gratuita, busca evidenciar o legado deixado pela capoeira na história do país e se baseia nos relatos de nove dos mais importantes mestres de capoeira da Bahia. A iniciativa conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), através do edital Agitação Cultural: Dinamização de espaços culturais.

O grande foco da exposição é o resgate da memória dos mestres, que detém parte da história da arte em suas vivências. A mostra será aberta para visitação do público em geral no dia 7 de abril. A exposição vai até 30 de junho, de quinta a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Entre os mestres que participam da exposição estão Gigante, o mais antigo mestre vivo, nascido em 1922, Felipe de Santo Amaro, mais velho em atividade na região do Recôncavo, mestre Olavo, considerado um dos grandes fabricantes e tocadores de berimbau da atualidade. Também participam da mostra os mestres Gigante, Curió, Boca Rica, Pelé da Bomba, Felipe de Santo Amaro, Boa Gente, Olavo, Itapoan e Lua Rasta.
No dia do lançamento, o público poderá participar de uma mesa redonda com os mestres homenageados, além de uma roda de capoeira.

SERVIÇO:

O que: Exposição "Mestres Vivos da Capoeira: em busca da oralidade perdida”
Onde: Forte de Santo Antônio Além do Carmo (Forte da Capoeira) – Largo de Santo Antônio Além do Carmo - Salvador
Lançamento: dia 6 de abril (quarta-feira), às 18h.
Visitação: de 7 de abril a 30 de junho, de quinta a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações e agendamento para grupos: contato@aumkt.com.br