Artes

02/06/2016 17:15

Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica abre inscrições para oficinas de Assemblage e Mosaico de Azulejos

Oficina de Mosaico
Foto: Divulgação

Aproveitando os festejos juninos, o Museu Udo Knoff promove durante o mês de junho as oficinas de Assemblage e Mosaico de Azulejos. A proposta das atividades, que podem ocorrer às terças, quintas, ou sextas-feiras a partir das 14h, é trabalhar o conceito de "Painéis de Registro", método que consiste na criação painéis de azulejos que, geralmente, representam uma imagem do santo de devoção.

Nas oficinas, os participantes serão conduzidos a uma visita mediada ao acervo do museu, seguida pela criação de um painel de registro com imagens dos santos juninos para decoração. O painel poderá ser feito em técnica de Assemblage, que trabalha a justaposição de elementos utilizando materiais como papeis, madeira, tecidos, pedaços de jornal e outros objetos, formando uma imagem específica. Também poderá ser utilizada a técnica do mosaico de azulejos, que consiste na criação de imagens ou padrões visuais através da incrustação de pequenas peças coloridas sobre uma superfície, aglomeradas e fixadas em paredes ou pisos.

Os "Registros de azulejos" são normalmente colocados nas fachadas dos edifícios, acima da porta, invocando a proteção da entidade representada. Em Portugal, esses registros surgem em número significativo após o terremoto de 1755, embora existam exemplares anteriores a esta data, o Brasil herda esse costume e ainda hoje, muitas residências realizam encomendas desse tipo de painel.

Serviço: Oficina de Assemblage e Oficina de Mosaico de Azulejos
Horário: 14h
Dia: Terça, Quinta ou Sexta-feiras
Local: Museu Udo Knoff (Rua Frei Vicente, Pelourinho)
Contato: (71)3117-6389 ou educativoudoknoff@gmail.com
Atividade gratuita

A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) é uma unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.