Patrimônio

02/08/2016 14:40

Museu Udo Knoff promove nova edição do projeto itinerante "Próxima Parada"

MUSEU UDO
Foto: Rosilda Cruz

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica realiza nesta sexta-feira (5), a partir das 14h, mais uma edição do projeto itinerante "Próxima Parada". Idealizado por Cétila Itas, estudante de Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o projeto disponibiliza máquinas de escrever para que as pessoas escrevam fatos marcantes de suas vidas - com isso os participantes ganham livros. O evento faz parte das atividades da "Frigideira Cultural", ação que marca o processo de revitalização da Rua Frei Vicente, local onde se situa o museu, e que vai reunir destaques gastronômicos dos restaurantes e atrações artísticas e interativas diversas.

O "Próxima Parada" busca a democratização do acesso ao livro, à leitura, à escrita e à arte para sujeitos historicamente excluídos, a exemplo da população moradores de rua, negra e/ou em situação de vulnerabilidade. A proposta é atuar em espaços urbanos, disponibilizando uma máquina de escrever e livros de diversas temáticas para aqueles que circularem pelo local da instalação, sábado (6), em frente ao museu.

"O Próxima Parada alimenta o desejo de contribuir também com a desconstrução de preconceitos, respeitando o lugar que cada sujeito ocupa na sociedade, para serem livres de carimbos e padrões construídos socialmente. O projeto se debruça pedagogicamente nos princípios da educação popular freireana, ou seja, trabalhar com a rua e seus códigos, como objeto de diálogo de si mesma, suas complexidades e dinâmicas", explica Cétila Itas.

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica é o resultado da coleção particular do ceramista Udo Knoff, natural da Alemanha, radicado na cidade do Salvador, Bahia, desde o ano de 1952. O Museu Udo Knoff integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.