Artes

18/10/2016 17:11

Museu Udo Knoff criará presépio com escolas e instituições sociais

vggg

O Museu de Azulejaria e Cerâmica Udo Knoff (Pelourinho) realiza novamente um projeto com o ceramista uruguaio Sérgio Centurión. Intitulado A Ponte Lúdica - Meu Pedacinho no Presépio, o projeto será articulado com escolas e instituições sociais do Centro Histórico e entorno que serão convidadas a participarem das atividades. O resultado da oficina será um presépio que ficará exposto de 06 de dezembro de 2016 a 06 de janeiro de 2017. O Museu Udo Knoff é um equipamento da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) - unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

O setor educativo do museu está convocando as escolas e instituições do Pelourinho para fazerem parte da ação. As oficinas serão realizadas no período da manhã ou da tarde, conforme agendamento prévio. Podem participar jovens, crianças em idade escolar e também grupos de pessoas da terceira idade e de necessidades especiais. Os grupos são de até 20 pessoas. O agendamento está aberto, junto ao setor educativo (3117-6389 /educativoudoknoff@gmail.com /museuceramica@gmail.com).

Além da cerâmica, serão usados suportes para auxiliarem os participantes na confecção das peças que vão compor o presépio, como fôrmas de animais e pessoas. O ceramista ministrará as oficinas e, após o final da exposição, os integrantes da atividade vão poder levar as esculturas ("pedacinhos do presépio") que criaram.

A ação é um desdobramento do projeto 'A Ponte Lúdica' realizado em 2014 com o ceramista. Chamados de "workshops de interferência" também tinham a proposta de democratizar a arte, tornando as crianças e adolescentes participantes nos próprios criadores de suas esculturas, que eram feitas de terracota (argila).

Sérgio Centurión - Artista e ceramista nascido no Uruguai, iniciou os seus estudos em 1973, e em 1975 ingressou no Atelier Maldonado (Uruguai), onde conheceu técnicas de desenho e pintura, aprimorando os seus conhecimentos e dotes artísticos. Recebeu prêmios importantes, como a menção honrosa da 1ª Bienal de Arte Jovem, em Montevidéu, do Salão Anual de Maldonado e do Museu de Arte Latino-Americana. Para o artista, a confecção do presépio é uma ação sociocultural, destinada a expressar uma esperança coletiva a respeito da vida, sua potencialidade e sonhos de superação que todo ser humano abriga.


SERVIÇO:
A Ponte Lúdica - Meu Pedacinho no Presépio

Ministrante da oficina: Sergio Centurión e Núcleo Educativo do Museu Udo Knoff.
Período: oficinas no período da manhã ou da tarde, conforme agendamento prévio.
Quem pode participar: Jovens, crianças em idade escolar e também grupos de pessoas da terceira idade e com necessidades especiais. Grupos de até 20 pessoas.
Agendamento: Aberto, junto ao setor educativo.
Contato: 3117-6389 / educativoudoknoff@gmail.com /museuceramica@gmail.com
Onde: Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Rua Frei Vicente, Pelourinho).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.