20/03/2017 15:35

Festival de Artistas de Rua dá início aos Eventos Calendarizados de 2017

Foto: Valéria Simões

O primeiro a ser realizado dentro dos Eventos Calendarizados 2017 é o 13º Festival Internacional de Artistas de Rua, que teve sua estreia na última sexta-feira (17), no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico de Salvador, com apresentações no sábado e domingo, e segue agora para Jequié, Vitória da Conquista e Madre de Deus.

Em Jequié as apresentações serão realizadas nos dias 21 e 22/03, a partir das 19h, na Praça Rui Barbosa. Nos dias 23 e 24/03, a partir das 17h, quem recebe o Festival é Vitória da Conquista, no Centro Cultural Glauber Rocha, na Avenida Brumado, antigo DNIT. Madre de Deus será a última cidade a receber o Festival, no dia 26/03, a partir das 17h, na Orla.

A diretora do evento, Selma Santos é uma entusiasta do edital e diz que o “calendarizados” permite que os produtores possam organizar melhor a agenda e a logística e selecionar melhor os convidados. “É a segurança que nós proponentes culturais precisamos para realizar eventos que já fazem parte do calendário anual e nos permite também prospectar novas parcerias para ampliar e melhorar as programações”. O Edital de Eventos Calendarizados foi lançado em 2010 e, a partir de 2012, assumiu o formato plurianual que permite aos proponentes o planejamento dos projetos pelo período de três anos. O Festival Internacional de Artistas de Rua foi selecionado desde a primeira edição.

Foto: Valéria Simões

O edital de Eventos Calendarizados, do Fundo de Cultura da Bahia (Secretarias da Fazenda e da Cultura) tem como peculiaridade permitir que os agentes culturais possam pensar uma programação de longo prazo e também captar recursos com maior tranquilidade. Para o triênio 2017/2019, foram selecionados 15 projetos, nas mais diversas linguagens culturais.

Para o superintendente de Promoção Cultural da Secretaria da Cultura, Alexandre Simões, o formato plurianual do edital de Eventos Calendarizados é único no País e reforça a qualidade dos eventos, já que os produtores têm a certeza dos recursos durante três anos seguidos. “O mais importante nessa linha é permitir que as propostas tenham continuidade e formem um calendário regional. O edital se mantém como mantenedor exclusivo de diversos projetos, possibilitando o amadurecimento das produções. Em 2017, nosso objetivo é qualificar ainda mais o atendimento e o relacionamento com as cidades”.

Festival
Este ano o Festival Internacional de Artistas de Rua faz uma homenagem às mulheres. Entre as atrações, o Grupo Barlavento canta um repertório especial com personagens femininos nas canções; Guy Roberts apresenta canções que somente falem de mulheres ou que tenham sido compostas por elas; e o Homem-Banda, Bernard M. Snyder, que é diretor artístico do Festival, apresenta canções originalmente interpretadas por mulheres.
Artistas da Argentina, Chile, Uruguai, Alemanha, Rússia, Itália, Reino Unido e Bélgica, além do Brasil, fazem apresentações de contorcionismo, malabarismo, dança, clown, poesia, música, rap e hip hop e beatbox. 10 das atrações são musicais.

O edital

São considerados eventos calendarizados as iniciativas realizadas por pessoas jurídicas, com temática cultural específica ou diversificada, sob a forma de bienais, colóquios, conferências, painéis, festivais, entre diversos outros formatos com periodicidade anual e duração superior a um dia. Foram selecionados para o triênio 207/2019, além do Festival Internacional de Artistas de Rua, os projetos: Festival de Jazz do Capão, Festival Internacional da Sanfona, Vivadança Festival Internacional, IX Festival Internacional do Chocolate e do Cacau da Bahia, Panorama Internacional Coisa de Cinema, Fenafits – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, Mostra Cinema de Conquista, Encontro de Cordas do ICED, Festival de Dança de Itacaré – ano IV, XXVII Cantoria de São Gabriel, IC Encontro de Artes, Fiac Bahia, Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité – Circuito das Artes do Sisal, Filte Bahia 10 anos e Mais – Festival Internacional Latino Americano de Artes Cênicas da Bahia.

Serviço
Festival Internacional de Artistas de Rua – INFORMAÇÕES E FOTOS - www.festivalderua.com