Fundo de Cultura

13/04/2017 14:30

Capacitação técnica teatral é ofertada no território Litoral Nortel-Agreste Baiano

d
Foto: Leonardo Pastor


Os moradores do Território Litoral Norte - Agreste Baiano têm a oportunidade de se encontrar no Centro de Cultura de Alagoinhas para participar das atividades do projeto Alvenarias Cênicas, que promove oficinas de capacitação técnica em diversas áreas da linguagem teatral. As inscrições seguem até o dia 15 de abril no Centro de Cultura de Alagoinhas, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O evento acontece nos dias 19 a 22 e 27 a 29 de abril e de 04 a 06 e 11 a 13 de maio, gratuitamente e com classificação livre.

As oficinas são divididas em 4 ramos técnicos do teatro: Oficina de Corpo e Voz, com tema Alicerces da Gestão e Produção em Teatro de Grupo; Produção, em que serão tratados temas sobre Recursos Expressivos do Corpo e da Voz do Intérprete; Dramaturgia, que trata do espaço como dispositivo de criação dramatúrgica; Figurino, com tema o figurino e a indumentária na construção da personagem.

Cada participante tem a oportunidade de vivenciar 68h de atividades formativas, distribuídas entre quatro oficinas técnicas que abordam conhecimentos e habilidades específicas da engenharia teatral, vivenciando um processo de formação e capacitação profissional adequado às demandas e peculiaridades da produção teatral local.

No dia 19, o Fórum de Dicussão marca a abertura do projeto. Realizado através de mediação cultural, seu intuito é o de discutir sobre as políticas públicas para as artes, desenvolvidas pela sociedade civil e pelo poder público em cada município, com a presença de artistas da cidade e um membro do grupo Finos Trapo, responsável pela produção.

O Projeto foi idealizado no intuito de possibilitar aos participantes o contato teórico e prático com as técnicas de pesquisa, criação e difusão mais utilizadas na cena brasileira contemporânea, propiciando a capacitação de artistas da cena, de áreas afins e técnicos de teatro residentes em distintos Territórios de Identidade da Bahia.
Os interessados podem entrar em contato com o Centro de Cultura de Alagoinhas através do número (75) 3421-5608

Espaços Culturais da SecultBA
– A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.