Fazcultura

13/04/2017 16:51

Conexões Sonoras promove três grandes encontros musicais Salvador

Foto: Divulgação

A palavra de ordem é conectar. Tendo esse verbo como inspiração, o projeto Conexões Sonoras promete agitar a cena musical de Salvador nos próximos meses. O burburinho não será apenas em torno dos grandes nomes que integram a grade do evento, mas principalmente por conta da participação do público na definição dos artistas que cantarão juntos em cada show. Serão três datas: 21 e maio; 15 de julho e 26 de agosto. Em cada uma delas, o projeto escolhe uma atração e o público completa a grade fazendo a conexão com a outra banda. Em cada data haverá mais uma atração, entre IFÁ, Orquestra Contemporânea de Olinda e OQuadro. A combinação, no entanto, fica a cargo do público, que votará, entre os dias 11 e 20 de abril, no site www.conexoessonoras.com.br.

Na primeira edição, 21/05, o Conexões Sonoras traz Emicida com o show “Crianças, Quadris e Pesadelos e Lições de Casa”, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. No dia 15/07, o projeto se muda para o Largo Tereza Batista, no Pelourinho, com a brasiliense Flora Matos. Já no dia 26/08, também na Tereza Batista, Fernando Anitelli apresenta “O Teatro Mágico em Voz e Violão”.

O Conexões Sonoras é uma realização da Ruffo Marketing, Cultura e Arte, com patrocínio da Oi, através do Oi Futuro, e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Os ingressos serão vendidos a R$ 40 e R$ 20 (cota de 40% de meia entrada), na bilheteria e balcões do TCA e no site ingressorapido.com para o primeiro show, e na plataforma de vendas online Sympla para os demais.

O Conexões Sonoras nasceu da vontade de conectar artistas, misturando sonoridades, sotaques e estilos, celebrando a diversidade cultural da música brasileira. De 2014 para cá, foram três edições, uma em Salvador e duas em Aracaju (SE), envolvendo os artistas Janayna Pereira, Toco Y Me Voy, Sandyalê, Leo Fressato, Orquestra Contemporânea de Olinda e Andrea Martins. De uma dessas conexões, nasceu o clipe “Aconteço”, com a sergipana Sandyalê e o paranaense Leo Fressato.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

ATRAÇÕES:
EMICIDA - Considerado uma das maiores revelações do rap brasileiro dos últimos anos, Emicida é um dos artistas que poderá conectar! Atualmente o paulista está em turnê pelo Brasil com o show “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa” que conta com canções deste cd, do “Glorioso” e também das mixtapes desde o início da sua carreira.
OQUADRO - Fundada em Ilhéus (BA), a banda OQuadro traz nas suas sonoridades uma vertente do rap que busca inovações a partir de diálogos com outros estilos musicais e movimentos culturais. As composições do grupo oscilam entre a bravura e a brandura, o local e o universal, vão do ijexá ao afrobeat, sem deixar, por isso, de ser rap.

FERNANDO ANITELLI - Acompanhado do seu violão e de 13 anos de estrada, Fernando Anitelli agora apresenta “O Teatro Mágico em Voz e Violão”. Um momento de reflexão sobre os rumos da carreira construída, a partir da essência de toda a sua caminhada sonora: o violão, a voz e energia de um dos maiores projetos de pop/MPB do país.
ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA DE OLINDA - Símbolo da essência cultural de Pernambuco, a Orquestra Contemporânea de Olinda traz em sua bagagem três discos que são referências para a música brasileira. “Bomfim”, o último álbum da banda, celebra o retorno dos músicos à Olinda e sua grande influência sobre a banda.

FLORA MATOS - Diretamente de Brasília (DF) e uma das maiores vozes femininas do rap nacional, Flora Matos ganhou o país com hits como “Pretin”, “Como faz” e “Igual Manteiga”, se firmando como grande referência da música independente.
IFÁ - Após um EP de grande sucesso e despontando como uma das principais bandas instrumentais do cenário baiano, a IFÁ lançou no ano passado o seu novo disco, “Ijexá Funk Afrobeat”. Com repertório inspirado na diversidade musical de matriz africana e influências do afrobeat, dub, reaggae, funk e ijexá.

VOTAÇÃO

Período: 11 a 20 de abril
Como: Portal conexõesonoras.com.br

SHOWS
Conexões Sonoras
Atrações: Emicida, Flora Matos, Fernando Anitelli, IFÁ, Orquestra Contemporânea de Olinda e OQuadro
Data: 21 de maio, 15 de julho e 26 de agosto
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves e Largo Tereza Batista (Pelourinho)
Quanto: R$ 40 e R$ 20 (cota de 40% de meia entrada)
Ingressos: na bilheteria e balcões do TCA e no site ingressorapido.com para o primeiro show, e na plataforma de vendas online Sympla para os demais.