17/07/2017 17:00

Rui participa do lançamento da 7ª edição da Flica após agenda no interior

Foto: Divulgação

Após a sua viagem de número 300 ao interior baiano, que teve como destino o município de Santaluz nesta segunda-feira (17), o governador Rui Costa retorna à capital baiana para o lançamento da 7ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), amanhã (18), às 9h, no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico. O encontro contará com a presença o secretário da Cultura, Jorge Portugal, do coordenador geral da Flica, Emmanuel Mirdad, além do curador da feira, Tom Ribeiro. A FLICA será realizada no período de 5 a 8 de outubro de 2017, na cidade histórica do Recôncavo baiano.

Durante sua passagem no município de Santaluz, Rui assumiu compromissos com a agricultura familiar e autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a celebrar seis convênios do Programa Bahia Produtiva para a criação de cabras, ovelhas e gado, além do cultivo do caju. Ainda no município, assinou a ordem de serviço para início das obras de pavimentação da BA-120, no trecho de Queimadas a Santaluz. A obra está orçada em R$ 17,5 milhões. Dando continuidade aos compromissos, a programação prevê visitas ao SAC Móvel e ao Programa Saúde em Movimento com os serviços do Odontomóvel e o rastreamento do câncer de mama.

As atividades do governador em Santaluz continuaram com a inauguração da adutora a partir de captação da Barragem de Camandaroba. Rui ainda autoriza o lançamento do edital de licitação para extensão de rede de abastecimento de água do município de Riachão do Jacuípe, beneficiando as localidades de Ponto Novo, Salgado, Vila Gonzaga, Limoeiro e Baixa Nova. Já para a cidade de São José do Jacuípe, os locais beneficiados são Lameiro, Piauí, Sobradinho e Baraúna. O município de Serrinha contará com a autorização do lançamento do edital para a implantação do sistema de abastecimento de água (SAA), destinado aos distritos de Cana Verde, Tamburil, Tabuleiro da Vertente e Caracol.

De volta à capital, o governador participa do lançamento da Flica no Palácio Rio Branco na terça-feira, 18. Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Estado marca presença na festa, com uma série de atividades relacionadas às áreas de educação, cidadania, cultura e turismo. A programação é destinada aos públicos adulto e infanto-juvenil e estará concentrada, em sua maior parte, no Espaço Educar para Transformar, instalado na Casa do Iphan, em frente à Câmara Municipal do município do Recôncavo Baiano.

Consolidado como um dos mais importantes eventos literários do país, a Flica recebeu no ano passado um público recorde de 35 mil participantes da Bahia, de outros estados e também do exterior. Além de garantir uma ampla programação e oferta de serviços para o público da festa, o Governo do Estado também se destaca como um dos promotores da Flica, cuja realização é viabilizada através do programa de incentivos fiscais Fazcultura, uma parceria das secretarias estaduais de Cultura e da Fazenda.