Fazcultura

24/07/2017 09:40

Laboratório Musical Rumpilezzinho faz Aula Aberta com Doudou Rose Thioune

d

O Laboratório Musical Rumpilezzinho convida o griô e percussionista senegalês, Doudou Rose Thioune, para realizar aula aberta para o grande público, com o tema ‘A Palavra do Tambor’, nesta quinta-feira (27), das 16h às 19h, na Casa Rumpilezz (Pelourinho). A iniciativa visa realizar encontros e trocas de experiências de músicos de referência na cena baiana com jovens e estudantes. Dirigido pelo Maestro Letieres Leite, o Laboratório Musical Rumpilezzinho promove a formação de jovens músicos por meio do método Universo Percussivo Baiano, bebendo nas fontes de matriz africana como referência para criação artística e transmissão de conhecimento.

Na oportunidade, Doudou Rose Thioune vai fazer um diálogo sobre as fronteiras e conexões entre a música e os mitos africanos e as suas reverberações na diáspora negra. Legitimado historicamente como um título africano que designa membros de grupos familiares, o Griô é uma categoria social que exerce atividades artísticas e educativas de produção, transmissão e salvaguarda das literaturas orais, da memória coletiva e social das culturas de suas etnias. O músico é um representante que atua entre a África e as suas diásporas. Descendente de duas famílias tradicionais de nobres e Griôs é afilhado de Doudou Rose, o imortal mestre da percussão mundial e filho de Cathy Sene, a dançarina nomeada por Léopold Sedar Senghor, durante a fundação do país, como a prima donna da dança senegalesa, o que garantiu a Doudou a vivência com diversas linguagens artísticas.

Esta é uma realização do Instituto Rumpilezz, contando com o patrocínio da VIVO e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fazcultura, da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.


Serviço:

Aula aberta do Laboratório Musical Rumpilezzinho
Letieres Leite convida Doudou Rose Thione
Data: Quinta-feira (27), das 16h às 19h
Local: Casa Rumpilezz - Rua Frei Vicente, nº 14 Pelourinho – Prédio Anexo do Theatro XVIII
Entrada gratuita
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.