01/08/2017 16:20

Bibliotecas públicas comemoram o Agosto da Cultura Popular

s

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP) promove durante todo o mês uma programação especial, o Agosto da Cultura Popular. As ações acontecem nos espaços das bibliotecas Juracy Magalhães, Monteiro Lobato, Central dos Barris, além da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé. Entre os destaques, exposições e mostras literárias. O SEBP é gerido pela Fundação Pedro Calmon, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Confira a programação:

Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Salvador)
Vitrine Cultural - O Sertão Desemboca no Mar do Rio Vermelho.
1 a 30 DE AGOSTO, 8h às 17h (seg a sex) e 8h 30 às 12h (sábado) | Mostra fotográfica do documentarista Miguel Teles sobre cultura sertaneja, baiana. Facilitadora: Maria José Leal.

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré)
Exposição Gibis turma do Xaxado
1 a 31 DE AGOSTO, 8h30 às 17h
| A Turma do Xaxado criada pelo cartunista Antônio Cedraz, na qual a turminha contracena com grandes figuras da Cultura brasileira como: a Comadre Florzinha, o Lobisomem, o Homem do Saco (Papa-figo), Boitatá, Cabeça de Cuia, Iara e o Anão dos Trilhos.

Mostra da Literatura de Cordel
1 a 31 DE AGOSTO
, 8h30 às 17h | Mostra do acervo da literatura de cordel conta com obras de José Alcântara dos Santos, Jotacê Freitas, João Bosco Silva Fernandes, Sebastião Gomes Brito, João Augusto, entre outros, com o objetivo de incentivar a leitura dos cordéis da BIML.

Biblioteca Central do Estado da Bahia
Mostra bibliográfica - Nossas lendas
2 a 31 DE AGOSTO, 8h30 às 18h | Apresentar as lendas brasileiras, através de adaptação dessas histórias (literatura oral) para os quadrinhos do artista Mauricio de Souza, lendas como a Caipora, Iara e o Boto cor de rosa. Setor Infantil - Térreo.

Mostra bibliográfica sobre Cultura Popular.
3 a 31 DE AGOSTO, 8h30 às 21h | A mostra aborda as tradições culturais, crenças, costumes, artes, danças, canções e lendas da sociedade brasileira. Obras selecionadas: Brasil histórias, costumes e lendas de Alceu Maynard Araújo; Contos tradicionais de Luís da Câmara Cascudo; Festas de fé de Percival Tirapeli. Setor de Pesquisa e Referência - Térreo.

Exposição Arte Popular Brasileira.
3 a 31 DE AGOSTO,
8h30 às 21h | Mostra bibliográfica sobre cultura popular brasileira, com destaque a literatura de Cordel, entre os cordelistas estão: Rodolfo Coelho Cavalvcante, João Martins Athayde, Valeriano Felix dos Santos , Pedro Bandeira, Patativa do Assaré, Maria Salete da Silva, Antonio Carlos Barreto, Jatacê Freitas. Outras obras em destaque: Contos tradicionais do Brasil; Luís da Câmara Cascudo; Dicionário do folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo; Miçangas: fama (folclore) e história, de José Ramos Tinhorão; Os sons dos negros no Brasil: cantos, danças, folguedos e origens, de Odorico Tavares; Bahia Imagens da Terra e do Povo, de Cecília Meirelles. Vão do Foyer - Térreo.

Biblioteca Virtual Consuelo Pondé
Exposição Virtual: Perfís Femininos - Dona Dalva
15 DE AGOSTO |
A exposição virtual de cunho documental-artístico “Dona Dalva: de charuteira a Sambarista” busca mostrar a vida trabalhista como também a artística de Dona Dalva Damiana, desde a fundação do Samba de Roda Suerdick até alcançar o título de honoris causa pela UFRB.