Fazcultura

07/08/2017 10:20

Apoiada pelo FazCultura, a Rumpillezinho oferece formação musical a jovens



Programa de incentivo promovido pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult), a orquestra Rumpilezzinho funciona como um centro de formação musical para jovens, iniciativa baseada nas experiências do músico Leitieres Leite.

Idealizador da Rumpilezzinho, Leitieres explica que a proposta é "estudar música, não pelo viés tradicional, que a Europa coloca nas escolas de música nas academias, e sim na oralidade, na maneira que a gente aprende a música nas culturas de matriz africana, não só a questão musical, mas na questão histórica, como ela se fundamentou e como ela estruturou a música popular e a música brasileira como um todo".

De acordo com o superintendente de Promoção Cultural da Secult, Alexandre Simões, são dez anos de implantação de políticas públicas no campo da cultura. "A estrutura na dimensão cidadã, tangenciando a área da educação, permite que iniciativas como essa possam, através do FazCultura, significar a transformação na vida desses jovens". Em 2016, o FazCultura apoiou 57 projetos, 70% da área musical.

A orquestra Rumpilezinho é tema do novo vídeo da série Nossa Cultura, produzida pela Secretaria da Comunicação do Estado (Secom).

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.