Fazcultura

18/08/2017 16:20

Domingo Tem Teatro apresenta "Peter Pan" neste domingo em Feira de Santana

Foto:Thais Viçoso

O público de Feira de Santana tem uma boa programação para esse domingo (20) no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O Grupo Stripulia realiza a última apresentação do espetáculo “Peter Pan”, às 10h30, dentro do projeto Domingo tem Teatro. A dica é chegar cedo ao teatro e aproveitar a manhã com mais cultura, arte e diversão para toda família. A partir das 9h o Museu Regional de Arte e o espaço de Diversão do Domingo Tem Teatro estarão abertos e o público já poderá aproveitar as diversas atividades artísticas.

O Domingo Tem Teatro é realizado há 13  anos e nessa edição conta com o patrocínio da Pererê, BN Mascarenhas e do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura - Secretarias da Fazenda e da Cultura do Estado da Bahia. O Projeto acontece de março a dezembro, sempre às 10h30 no Teatro do CUCA. Na visita ao Museu Regional de Arte, o público é convidado a mergulhar nos seus 50 anos de existência, conhecendo alguns aspectos de seu papel social de fomento as artes visuais em Feira de Santana e Região, a partir de recortes narrativos em seus acervos, através da Exposição “Crônicas Visuais no MRA”.

O Programa Fazcultura tem como objetivo promover ações de patrocínio tendo como base a renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS pelo Estado em favor da aplicação direta em projetos e atividades culturais. Segundo o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões, essa linha de fomento contribui para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia “O programa possibilita a dinâmica das produções culturais no Estado sendo aberto a todas as empresas que recolhem ICMS que podem vincular suas marcas a produções de grande qualidade, para os públicos mais diversos. O Domingo Tem Teatro é um bom exemplo de como o fomento cultural contribui para a cultura regional”.

O espetáculo “Peter Pan” conta mais uma das suas viagens à “Terra do Nunca” e a disputa infindável com o Capitão Gancho, ao lado de Wendy e Sininho.  A direção Geral e adaptação do texto são de Fernanda Junqueira Ayres; a direção, bem como, coreografias e cenário, são uma construção coletiva do Grupo. O Stripulia tem uma trajetória de mais de 14 anos levando adaptações de peças infantis para diversos teatros de Salvador.

Para finalizar a programação do mês de agosto o Domingo Tem Teatro conta com a participação do espetáculo convidado “A Peleja de Maria Bonitinha”, que se apresenta no dia 28 de agosto. O Espetáculo da Cia. Cuca de Teatro mostra a força da cultura popular ao contar a história de Maria Bonitinha, a menina do sertão que se orgulha de suas raízes culturais e sabe dar valor a educação familiar, aquela que é passada de pai para filho.

Setembro

Dando seguimento a grade de atrações, a temporada do mês de setembro é marcada por três propostas diferenciadas. O primeiro espetáculo a se apresentar é “A Peleja de Maria Bonitinha” que retorna ao palco no dia 03/09; nos dias 10 e 17/09 será apresentado o espetáculo “Os Fogatas” - livre adaptação do texto "Os Cigarras e Os Formigas" de Maria Clara Machado, conta a história das Famílias, Cigarras, Formigas e os Abelhudos Batistas. Juntos esses buliçosos vizinhos vivem conflitos hilariantes e se metem em planos e confusões com um final surpreendente. O espetáculo é fundamentado na linguagem do clown e traz como discussão social os costumes e elementos de valorização do teatro brasileiro e popular.

A terceira atração teatral a compor a programação de setembro é o espetáculo “Eu, Eu Mesmo e Biancorino”, que faz única apresentação no dia 24/09. Comemorando 18 anos de palhaçadas, o palhaço Biancorino irá divertir a todos com seus números mais famosos: um salto mortal em um pequeno copo com água; um ping-pong de piolho; e a cena de suspense mais boba de todos os tempos, intercalada por canções singelas cantadas e tocadas em seu violino e por outros instrumentos inusitados.

A criança ou adulto que tiverem interesse em se tornar um fãs de carteirinha do Domingo Tem Teatro podem fazer a sua inscrição aos domingos no horário das 09h00 às 12h30, ou pela internet através do e-mail:domingotemteatro@gmail.com. Com a carteirinha em mãos o público passa a obter mais vantagens e benefícios no teatro e dos parceiros, como descontos nos ingressos e participação nos sorteios semanais e no Especial de Final de ano.  No programa do Sócio não há cobrança de mensalidade ou taxas mensais. Todos os benefícios e vantagens são válidos para o ano de 2017.

FAZCULTURA
– Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Serviço:

Espetáculo "Peter Pan"
Data:
28/08/17 - Última apresentação
Grupo: Stripulia – Salvador - BA
Horários:
Apresentação de "Peter Pan": 10h30
Visita ao museu: a partir das 9h – Exposição “Crônicas Visuais no MRA”.
Bilheteria, praça de alimentação e lazer: a partir das 9h.
Ingressos para o espetáculo: R$ 15,00 (Meia Promocional para adultos) – R$ 13,00  (Para sócios)  - Ingressos a venda  na bilheteria a partir das 09h
Local: Teatro do CUCA (Rua Conselheiro Franco, 66 – Centro – Feira de Santana – BA)