Fundo de Cultura

23/08/2017 17:00

Projeto Dramas e Comédias inscreve para oficina com apoio do Fundo de Cultura

Foto: Divulgação

O Projeto, Dramas e Comédias - Oficina, Pesquisa e Encenação, está com inscrições abertas para oficina voltada para atores, pesquisadores e estudantes de Madre de Deus e Baía de Todos os Santos. Realizada pelos premiados diretores teatrais Claudio Machado e Jarbas Bittencourt, a oficina vai selecionar 20 candidatos que vivenciarão um processo de pesquisa e criação teatral inspirados nos pequenos musicais, popularmente chamados de “Dramas ou Comédias”, antes encenados pela população local e da região, com apoio do Fundo de Cultura viabilizado por meio do Edital Setorial de Teatro 2016 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Até 06 de setembro, os interessados poderão solicitar ficha de inscrição pelo endereço: dramasecomedias@gmail.com.

A Oficina será oferecida para jovens e adultos, havendo espaço para diferentes habilidades artísticas como música, criação de figurinos e adereços, escrita, cenografia, entre outros. O resultado da seleção será divulgado no dia 07 de setembro no blog do projeto, nas redes sociais e por e-mail. Os encontros acontecerão na Escola Municipal Deijair Maria Pinheiro, em Madre de Deus. O projeto objetiva a construção de um espetáculo, partindo de entrevistas, memórias e visitas às localidades da Baía de Todos os Santos. O processo durará integralmente quatro meses, com três encontros semanais, envolvendo aulas, processo de pesquisa e ensaios. O resultado final do processo será a circulaçao do espetáculo, que percorrerá as ruas das cidades de Madre de Deus, Salvador, Ilha de Maria Guarda, Ilha da Paty, Bom Jesus dos Passos e Ilha das Fontes.

A expectativa é proporcionar uma formação artística para jovens e adultos, bem como garantir a chegada de um espetáculo teatral, a ilhas que pouco receberam peças – além de poder ver e reconhecer sua história por meio da arte e cultura. A vivência artística beberá nas bases do teatro popular e musical, buscando aproximações e mergulhos na estética na história do teatro brasileiro.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Serviço:

Projeto Dramas e Comédias inscreve para oficina com apoio do Fundo de Cultura
Local:
Escola Municipal Deijair Maria Pinheiro, Madre de Deus.
Data: Inscrições até: 06 de setembro, através do email dramasecomedias@gmail.com
08/09 (sexta-feira), das 18h às 22h;
09/09 (sábado) e 10/09 (domingo), das 09 às 13h;
15/09 (sexta-feira), das 18h às 22h;
16/09 (sábado) e 17/09 (domingo), das 09 às 13h.