Fundo de Cultura

24/08/2017 12:40

Irará/BA recebe Sambas de Roda Mirins com apoio do Fundo de Cultura

e

O “Projeto Sambas de Roda Mirins, foi meu Mestre que ensinou” desembarcará em Irará – Bahia neste sábado (26). A proposta do projeto é de salvaguardar, preservar, recriar e difundir o samba de roda, mediante os grupos mirins gerados por meio de diversas ações formativas, artísticas e educativas. O evento será no Mercado Municipal, às 10h.

O 1º Encontro aconteceu na cidade de Maragojipe, no mês de julho deste ano, quando foi considerado um evento de sucesso, reunindo cerca de 120 crianças e jovens. A expectativa é que o evento alcance o mesmo destaque no Portal do Sertão, na cidade de Irará, onde se reunirão mais 4 grupos de sambas mirins: Samba Mirim Frutos do Mestre (Terra Nova), Samba Mirim Fruto da Raiz (Antonio Cardoso), Samba Mirim Flores da Pitanga (São Francisco do Conde) e Samba Mirim Infanto Juvenil da Loja (Irará),

A iniciativa conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Edital 23/2016 – Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo, coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPAC.

Samba de Roda - Em 2005 foi dado início ao plano de salvaguarda do samba de roda, que ganhou ainda mais força e visibilidade quando em 2010 um grupo de sambadores e sambadeiras, juntamente com a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, iniciou uma articulação para a criação da “Rede de Casas do Samba”, espaços a serem usados coletivamente pelos sambadores para ensaios, atividades educativas, reuniões e o que mais necessitarem (dossiê IPHAN nº04, pg 90). Esta ação possibilitou a implantação de 14 casas do Samba de Roda em 14 cidades da Bahia. Uma série de atividades foi desenvolvida a partir da execução da Rede de Casas do Samba com destaque para o trabalho de transmissão de saber ministrados por Mestres do Samba de Roda, por meio de oficinas e encontros que resultaram na constituição de grupos mirins de samba de roda compostos na sua maioria por filhos e netos de sambadores.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)
– Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Serviço:

2º Encontro Projeto Sambas de Rodas Mirins