Fazcultura

25/08/2017 15:00

Parque da Cidade recebe no final de semana o Cantinho da Leitura Livres Livros

e


Com o tema “Leitura, Ludicidade e Ilustração”, o Cantinho da Leitura Livres Livros promete atrair e reunir várias famílias no Parque da Cidade. Nos próximos sábado (26) e domingo (27), o local será cenário de diversas atividades lúdicas, educativas e gratuitas. O projeto é patrocinado pela Braskem e pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado, através do programa Fazcultura.

No sábado (26), a partir das 10h, o público baiano poderá conferir de perto um descontraído bate-papo sobre “Como as ilustrações contam e recriam as histórias”, com as participações das escritoras e pedagogas Sandra Popoff e Cristina d´Ávila, além da designer e autora Tamires Lima, e de Sálua Chequer. Entre os assuntos abordados estarão o processo criativo, o lúdico e a importância do trabalho do ilustrador de livros infanto-juvenil.

Já no domingo (27), também a partir das 10h, o Cantinho irá trazer um sarau de histórias e brincadeiras, com a turma do Brincantes Eureka e as Contadeiras, grupo de contadoras de histórias.

“O brincar, bem como a leitura, são formas que exploram o ‘faz-de-conta’ e possibilitam as crianças afirmarem a si mesmas e a representarem outros papeis sociais. Interação, desenvolvimento, imaginação, memória, resgate da cultura popular e prazer podem ser frutos dessa árvore de brincar com as leituras de mundo que realizamos desde a infância”, afirma Raissa Martins, idealizadora do projeto Livres Livros.

Cantinho da Leitura – O Cantinho da Leitura Livres Livros reúne em um espaço lúdico obras de diversos autores, além de receber ao longo do ano encontros com autores, contação de histórias, palestras e oficinas gratuitas. Idealizado por Raissa Martins, Livres Livros é um projeto existente desde maio de 2015 que busca incentivar a leitura e propõe a troca, doação e leitura de livros através da instalação de minibibliotecas livres em diversos pontos da cidade, além de ações nas comunidades que buscam sensibilizar a população para a importância da leitura.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Serviço:

Bate Papo sobre “Leitura, Ludicidade e Ilustração” + Sarau de Histórias e Brincadeiras.
Local:
Cantinho da Leitura - Parque da Cidade Joventino Silva (Av. Antônio Carlos Magalhães - Itaigara).
Data: Sábado (26) e domingo (27)
Horário: 10h às 12h.
Entrada gratuita
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.