Fundo de Cultura

28/08/2017 09:20

Espetáculo de dança “Manolo Encubado” é apresentado no Centro Cultural Plataforma

s
Foto: Safira Moreira

A Cia. De Dança ExperimentandoNUS apresenta no Centro Cultural Plataforma – espaço administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – o espetáculo de dança “Manolo Encubado”, do Coletivo Trippé de Juazeiro (BA). A apresentação acontece na terça-feira, 29 de agosto, às 20h. A entrada é gratuita e a classificação livre.

A obra, assinada e dirigida por Bruno de Jesus, traz uma reflexão sobre liberdade e autonomia. O espetáculo é inspirado na experiência que o bailarino e coreógrafo vivenciou em um hospital de Salvador, onde passou por uma apendicectomia, cirurgia de retirada do apêndice. Segundo ele, durante quase vinte dias de processo pré e pós-cirúrgico, o ambiente do hospital transcendeu e o levou a diversas reflexões.

A montagem explora ainda a poesia do movimento, suas estéticas e o corpo que dança em meio ao labirinto do cotidiano, buscando provocar, através da expressividade dos passos, questionamentos quanto à relevância do homem diante do universo e a liberdade e autonomia que este acredita possuir.

O espetáculo de dança faz parte da Mostra CORPOCIRCUITO, um encontro de dança que integra grupos baianos e do Rio Grande do Norte, ocupando o Espaço Xisto Bahia, Escola de Dança da FUNCEB, Centro Cultural Plataforma e Escola de Dança da UFBA até o dia 29 de agosto. Toda programação do evento tem entrada franca.

O CORPOCIRCUITO integra o conjunto de ações do projeto PARADEZDANÇAS, viabilizado por meio do edital de Apoio a Grupos e Coletivos da Funceb, financiado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através das secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.



Espetáculo de dança “Manolo Encubado”

Quando: 29 de agosto, às 20h
Local: Centro Cultural Plataforma
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.