Fundo de Cultura

31/08/2017 15:30

Projeto Petrolatividade inicia novo ciclo no Centro de Cultura de Alagoinhas

Foto: Divulgação

O Projeto Petrolatividade promove ações artístico-culturais no Centro de Cultura de Alagoinhas - espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) -, nos sábado (02) e domingo (03), a partir das 9h.

Sua programação conta com mostras processuais, rodas abertas e oficinas com convidados de Alagoinhas e região, além do Circuito Sonoro com apresentações musicais. As entradas são gratuitas, assim como as inscrições, que devem ser feitas meia hora antes de cada oficina e da roda aberta. As inscrições para as oficinas priorizam os estudantes do ciclo de Dança, porém haverá vagas para todos da comunidade.

A ação é contemplada pelo Edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais de 2016, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia. Conta também com o suporte da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, através da Prefeitura de Alagoinhas, Prefeitura de Entre Rios e Copener Florestal.

O projeto - O projeto “Petrolatividade: ciclos de ações artístico-culturais” consiste em ações continuadas ao longo de 02 anos, compostas por 03 ciclos de oficinas artístico-culturais com ênfase tridimensional: música, dança e audiovisual. Apresentações musicais, mostras processuais, oficinas e rodas de conversa compõem os três eventos que acontecerão ao final de cada ciclo artístico-cultural. Através das culturas urbanas, abordando também a diversidade presente, o projeto irá dinamizar o Centro de Cultura de Alagoinhas, promovendo suas ações gratuitas a toda a população da cidade e região.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Confira a programação completa:

Local: Centro de Cultura de Alagoinhas
Data: Sábado (02)
Oficina de Hip-Hop Dance, com Michelle Arcanjo (Bgirl Arcanjo) - (Blessed Crew, Simões Filho/BA e Art Break Crew, Salvador/BA) | 09h às 11h
Oficina de Rap, com Breno Oliveira (Akin’z)- (Simões Filho/BA); |13h às 15h
Mostra Processual do Ciclo de Dança 2017 e Palco Aberto |15h às 18h

Data: Domingo (03)
Oficina de Popping, com Janderson Passos (Popping Passos) - (Salvador/BA) |Horário: 09h às 11h
Roda aberta sobre Processos criativos em Dança com ênfase nas danças urbanas, com Raffaella Conceição (Bgirl Raffinha), Popping Passos e Bgirl Arcanjo – (Salvador/BA e Simões Filho/BA) | 13h às 15h | 15 às 18h - Circuito Sonoro.