Fundo de Cultura

01/09/2017 16:30

Exposição sobre Capoeira apoiada pelo Fundo de Cultura permanece até domingo (03) em Salvador

d

A exposição Memórias periféricas da Capoeira Angola de Salvador: O acervo pessoal de Mestre Nô é gratuita e foi inaugurada com o lançamento do documentário Mestre Nô e as Memórias periféricas da Capoeira Angola de Salvador no dia 05 de agosto, permanecendo aberta ao público até domingo (03) das 09:30hs às 17:00hs na Praça Barão do Triunfo, s/n - Largo de Santo Antônio | Sto Antonio. Quem se interessar apreciará fotos e audiovisuais sobre a memória e a história deste grande Mestre da Capoeira Angola de Salvador/BA. O projeto faz parte do Edital Nº 13/2016 do Fundo de Cultura.

A exposição fez prévia em Moscou, Rússia. Seguirá depois para Florianópolis/SC, de 25 a 30 de setembro, Canoas/RS, de 02 a 07 de outubro, Bayeux/PB, de 19 a 22 de outubro, na Faculdade de Educação/UFBA de 06 a 10 de novembro, finalizando em Maceió/AL, de 17 a 19 de novembro. O acervo estará disponível em uma Coleção Especial na plataforma online do Museu Digital da Memória Africana e Afro-Brasileira da Universidade Federal da Bahia, no sítio http://www.museuafrodigital.ufba.br/

O Projeto tem como idealizadores Norival Moreira de Oliveira – Mestre Nô e Leandro de Oliveira Accordi, parceria do Grupo de Pesquisa HCEL/UFBA, do Museu Digital da Memória Africana e Afrobrasileira/UFBA, do Núcleo de Pesquisa NEPECs/UFSC, do Grupo de Estudos GRECCO/URGS, Associação Brasileira Cultural de Capoeira Angola Palmares, Associação de Capoeira Angola Nascente Palmares do Sul e, Associação Cultural Fortaleza da Ilha. Com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Centro de Culturas Populares e Identitárias e Secretaria de Cultura da Bahia, tendo sido contemplado pelo edital Culturas Populares – Capoeira.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)
– Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Serviço:

Exposição Memórias periféricas da Capoeira Angola de Salvador: O acervo pessoal de Mestre Nô

Local: Praça Barão do Triunfo, s/n - Largo de Santo Antônio | Sto Antonio
Data: Até Domingo (03)