Cultura

13/09/2017 12:30

Museus da Bahia participam da 11ª Primavera dos Museus com uma série de atividades gratuitas

e
Foto: Genilson Coutinho

A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), participa da 11ª Primavera de Museus com uma série de atividades gratuitas, realizadas no Museu Udo Knoff, no Centro Cultural Solar Ferrão, no Museu Tempostal, no LabDIMUS - Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura - (todos no Pelourinho) e no Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu, Recôncavo baiano). Este ano, o evento acontece de 18 a 24 de setembro, com o tema “Museus e suas memórias”.

Estudantes da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima e colaboradores do Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e do LabDIMUS (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura) realizam um cortejo performático no Pelourinho na abertura da 11ª Primavera de Museus, a partir das 10h da segunda-feira (18). O cortejo terá início na escola (Ladeira do Carmo) e termina no Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho), onde as crianças participam de uma contação de história e fazem uma apresentação com poesias musicadas voltada para a temática “Memórias da Infância”. Na chegada ao Ferrão, às 10h30, também acontece a abertura oficial da Primavera de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), na Galeria Ferrão, com a presença de autoridades estaduais, museólogos e especialistas da área.

“Articular e dialogar anualmente com instituições museais locais, nacionais e internacionais, como nas campanhas de mobilização da Semana de Museus (em maio) e a Primavera de Museus (em setembro) é fundamental para manter a contemporaneidade da gestão e promover maior conhecimento da população por esses equipamentos culturais”, explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Ele lembra que a temática da ‘Memória’ nesse evento nacional da ‘Primavera’ marca coincidentemente os 200 anos da Missão Artística Francesa no Rio de Janeiro que chegou em 1816 e revolucionou o panorama das Belas-Artes no Brasil. A chegada artistas e artífices franceses marcou o sistema de ensino superior acadêmico de artes e o Neoclassicismo no país.

O cortejo é resultante da oficina ‘Poemusik – Poesia Musicada’ realizada no Museu Udo Knoff. “A oficina é uma experiência criativa com o mundo das palavras realizada pelos funcionários e músicos do Museu Udo Knoff, com mediação da poetisa e técnica do museu, Fabiana Pancho. Tem como referência a poesia de rua e a música de improvisação estabelecendo a relação do museu com a música. A partir de estímulos proporcionados pela mediadora, o grupo passa a exercitar as palavras de formas usuais e não usuais, montando, desmontando e remontando os vocábulos de forma inventiva, produzindo descobertas surpreendentes, estabelecendo uma nova relação entre o grupo e a música”, explica a coordenadora do Museu Udo Knoff, Renata Alencar.

“O tema proposto pelo IBRAM para a 11ª Primavera dos Museus é bem interessante, pois nos chama a refletir sobre a história das nossas instituições, em como ela se constrói através dos tempos, como elas se fazem presentes na vida das pessoas e dos lugares onde estão inseridas. São as memórias que se constroem para além dos afazeres técnicos e administrativos a partir da conexão entre o Museu e a Sociedade que, não só fortalece a memória institucional, mas, também, a da coletividade”, declara Fátima Soledade, assessora técnica da Dimus.

O evento - De 18 a 24 de setembro de 2017, acontece a 11ª Primavera dos Museus. O evento é internacional. No Brasil, é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, e na Bahia é promovido e divulgado pelo Governo do Estado todos os anos, através da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA e IPAC. Nesta edição, mais de 900 museus de todo o país oferecem ao público 2.500 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, dentre dezenas de outras atividades.

Acompanhe mais informações e a programação completa dos museus do Estado no blog: https://dimusbahia.wordpress.com/.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.