Fazcultura

30/11/2017 11:00

Filmes sobre questões sociais enriquecem debates no projeto CinePapo

e

Com a proposta de promover encontros para uma sessão de cinema e conversa, acontece nesta quinta (30), às 19h, na Sala de Arte Cinema do Museu, a primeira edição do projeto CinePapo. O projeto tem a curadoria de Marcelo Sá, diretor de projetos do Circuito Sala de Arte, e conta com a participação de alguns especialistas da área da psiquiatria e escritores. No total, serão realizados oito encontros, um por mês, sempre numa quinta-feira, até abril de 2018.

A cada encontro, o público poderá conferir um filme seguido de um bate-papo, tendo também a participação de convidados para mediar a conversa sobre as diferentes inquietações apresentadas em cada filme. O primeiro encontro do projeto vai discutir “Loucuras discretas, famílias normais”, inquietação a partir do longa-metragem “É apenas o Fim do Mundo”, do premiado cineasta canadense Xavier Dolan. Também serão discutidos os temas “Questões de gênero”, “Disrupturas”, “Fantasias de amor e sexo” e “Saudade”

A seleção dos filmes e temas aconteceu a partir de conversas com os convidados, mas também da necessidade de abordar questões atuais que também são compartilhadas socialmente. “Partimos da necessidade de falar destas inquietações considerando sua importância. Dificilmente saímos de um filme sem questões. O cinema é um grande canal, nos provoca e estimula, e pode ajudar a decifrar as nossas inquietudes”, completa Marcelo. O projeto CinePapo é patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia, através do programa Fazcultura.

FAZCULTURA
– Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Serviço:

“CinePapo – Inquietações Contemporâneas.”
Data:
30 de novembro, às 19h
Local: Sala de Arte Cinema do Museu
Entrada gratuita
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.