Fazcultura

01/12/2017 16:00

Concerto musical encerra terceiro ano de atividades do Laboratório Musical Rumpilezzinho

s

Os 75 jovens músicos do Laboratório Musical Rumpilezzinho realizam o concerto de Mostra Final, do terceiro ano do projeto. O Teatro Vila Velha abrigará o evento no dia 6 de dezembro, às 20h. A apresentação será aberta ao público e o acesso é realizado mediante doação de um quilo de alimento não-perecível.

Sob a coordenação do maestro Letieres Leite e participação dos professores Guiga Scott, Luiz Asa Branca, Reudes Nogueira, Fabrício Mota e Anne Rodrigues, os jovens músicos das turmas Alpha, Beta e Gama irão apresentar um repertório de composições desenvolvidas durante a imersão no laboratório UPB ao longo de nove meses, com o método Universo Percussivo Baiano. O público vai vivenciar um pouco das sonoridades que fruto da investigação sobre os ritmos afro-diaspóricos e seu enlace com a música contemporânea. Também integra o repertório as composições autorais desenvolvidas a partir das aulas.

Os participantes estarão divididos em três níveis de vivência no Método UPB: iniciante, intermediário e avançado, no qual os participantes são multiplicadores do conhecimento. A mostra permitirá conhecer trabalhos, experiências artísticas e produções criativas que relacionam os objetos de estudo principal deste projeto com a sua reflexão e representação artística coletiva.

O Rumpilezzinho Laboratório Musical promove a formação musical e qualificação de jovens músicos de Salvador a partir de metodologia de Educação Musical criada pelo músico, pesquisador e educador Letieres Leite, após anos de investigação e estudos. Além de uma vivência para a música e reconhecimento das matrizes africanas da música, os jovens são estimulados a refletir sobre história, memória, direitos, identidade.

Resultado da sistematização da pesquisa de Letieres, o método UPB (Universo Percussivo Baiano) trata da matéria de transmissão de claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano para instrumentos e promove uma reflexão sobre a formação da música de consequência da diáspora negra na Bahia. A experiência dos três anos de formação do Rumpilezzinho podem ser conferidos no livro Rumpilezzinho – Laboratório Musical de Jovens. Relatos de uma Experiência, e no documentário dirigido por Cecília Amado, UPB – Tempestade Emocional, lançados em novembro deste ano.

O projeto tem patrocínio da VIVO, por meio do FAZCULTURA, lei de incentivo à cultura da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Serviço:

Mostra Final do Rumpilezzinho Laboratório Musical de Jovens – Ano III