Leitura e Memória

07/12/2017 07:20

Premiação do IV Concurso de Escritores Escolares acontecerá no Teatro Castro Alves

g


Acontece na quarta-feira (13), às 16h, a premiação do IV Concurso de Escritores Escolares, no Foyer do Teatro Castro Alves. Realizado pela Fundação Pedro Calmon (PFC), órgão vinculado à SecultBA, através da Diretoria do Livro e Leitura (DLL), a quarta edição do concurso selecionou 18 Redações e Poesias inéditas distribuídas entre Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

O concurso bateu recorde de 1.170 inscritos em mais de 60 cidades da Bahia, alcançando 26 dos 27 Territórios de Identidade do estado. No ano passado foram 582 inscritos em 40 cidades e 15 Territórios de Identidade.

A lista dos aprovados já foi divulgada no site da FPC, mas a classificação final dos candidatos contemplados informando os 1º, 2º e 3º lugares, de cada nível de ensino, será divulgada na cerimônia de premiação do Concurso no Teatro Castro Alves.

Premiação - Os selecionados nos primeiros lugares de cada categoria levarão um notebook e um kit com 50 livros; os segundos lugares vão faturar um tablete e um kit com 40 livros; já os terceiros lugares, um leitor de e-book e um kit com 30 livros. Para a entrega dos prêmios, serão convidados padrinhos e madrinhas, personalidades do mundo da literatura, escrita e leitura. Entre os confirmados estão a Secretária de Cultura, Arany Santana, a coordenadora do Livro Didático da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Emílio Tapioca, os músicos Bule Bule, Lazzo e Pedro Pondé, os atores Cassia Vale, Jackson Costa e Aldri Anunciação, o maestro Fred Dantas, o curador da FLICA de Cachoeira, Tom Correia, Sandro Sussuarana, idealizador do Sarau da Onça, entre outros.

A Escola que teve mais estudantes inscritos e o professor que mais se destacou no processo de inscrição, irão receber Menção Honrosa do Concurso. Neste ano 232 escolas participam do Concurso, no ano passado foram 84. De acordo com a diretora responsável pelo evento, Bárbara Falcon, esses números mostram que “o IV Concurso de Escritores Escolares vem crescendo a cada ano e se tornando cada vez mais parte do imaginário coletivo literário da Bahia”.

Nome dos Selecionados por categorias

Redação:

Ensino Fundamental I:
Felipe Sacramento (Ayomide), Mirlane Arruda (Acidentes acontecem) e Natan Bessa (Um lugar chamado Bahia).
Ensino Fundamental II: Alisson Santos (A história de Gordinez), Felipe Jesus (Política, a saga) e Lara Fernanda (O valor de um trem).
Ensino Médio: Gabriel da Silva (A melhor das dançarinas), Laís Nascimento (O sistema carcerário feminino) e Vinícius Andrade (Plano de Fuga).

Poesia
Ensino Fundamental I:
Alessandra Santos (Sem inspiração), Kauã Araújo (Minha mãe foi à feira) e Sofya Souza (Chapada de Fogo)
Ensino Fundamental II: Ana Larah Mendes (Desvelar de uma dor), Jocimara Chaves (Sobre crianças, pipas e sonhos...) e Uexsirlei de Santana (Quem sou eu?)
Ensino Médio: Breno Albergaria (Preto é resistência), Josuel de Jesus (Lição de um sertanejo) e Luiza Cerqueira (Só).

Serviço
:

Premiação do IV Concurso de Escritores Escolares
Local: Foyer do Teatro Castro Alves
Data: 13 de Dezembro, quarta-feira, às 16 horas
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.