Cultura

27/02/2018 17:20

Biblioteca Central apresenta programação especial do #MarçoMulher

g
Foto: Divulgação

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia, popularmente conhecida como Biblioteca Central, é vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA e promove o projeto #MarçoMulher, que contempla diferentes atividades com temas que envolvem a força feminina, sua participação nos mais diversos setores da sociedade, em especial nas artes e na literatura.

A variada programação voltada para a importância da mulher na sociedade começa com a exposição: “Personalidades Femininas da Bahia” que acontece de 1º a 24, no Foyer da biblioteca. A mostra contempla personalidades baianas publicadas em livros e revistas, entre os destaques, mulheres como Amélia Rodrigues, Mãe Estela de Oxóssi, Makota Valdina, Irmã Dulce, Maria Felipa entre outras serão lembradas durante a programação.

Já no dia 14, às 10h, acontece uma bate papo com o tema: “Mulheres Negras - Luta e contribuição para a história do nosso país” e ministrada pela Mestra Lorena Cristina. No dia 18 a programação segue com curso “dia de beleza” em parceria com a Bella Donna Depil e o curso Projeta, que oferece ao público serviços de massoterapia, desingner em sobrancelha, automaquiagem e workshop de depilação egípcia, com orientações da profissional em estética Cláudia Mendes.

No dia 20, às 15h, é a vez de falar sobre empoderamento que traz como tema: “Mulheres são emponderadas” com a historiadora Manuela Nascimento, que irá discorrer sobre o poder da mulher na tomada de decisões em diversos ambientes da sociedade, principalmente na política e economia.

Para quem gosta de ver a força da mulher nas telas dos cinemas, a BCEB oferece filmes em que a mulher é marcada como protagonistas abordando temas como a exploração, o preconceito e o racismo. No dia 2, será exibido o filme Estrelas Além do Tempo. Já no dia 9 é exibido o filme Aquarius. Uma semana depois o filme exibido será Silkwood – O Retrato de Uma Coragem. E por fim, no dia 23, A Dama de Ferro. Todos os filmes serão exibidos no vão do Foyer, Térreo.

Além de contação de histórias, oficinas de Informática para 3ª Idade, oficina literária e oficina de arte, a biblioteca promove também oficina de dobraduras no dia 7, onde os participantes confeccionarão flores com a técnica de dobradura, no setor infantil da unidade.

A Biblioteca Central do Estado da Bahia é a mais antiga da América Latina e primeira biblioteca pública do Brasil, conta com um acervo de 600 mil exemplares (150 mil são livros), distribuídos por diversos setores como: Braille, Infantil, Pesquisa/Referência, Empréstimo, Periódicos, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual. A Biblioteca desenvolve atividades culturais e acadêmicas como: orientação às pessoas com deficiência visual, orientação à pesquisa, lançamentos de livros, exibição de filmes, seminários, palestras, visitas guiadas, visitas técnicas, oficinas, exposições, apresentações teatrais, espetáculos musicais, contação de história, saraus e recitais.

Serviço:

#MarçoMulher
Quando: todo o mês de Março
Onde: Biblioteca Central dos Barris – Rua General Labatut, 27 – Barris.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.