10/04/2018 15:00

SecultBA realiza visita técnica ao ponto de cultura Ceap em Salvador

j
Superintendente Sandro Magalhães / Foto: Lucas Rosário

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) visitou, na tarde desta segunda-feira (9), o Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (CEAP), localizado no bairro do Garcia, em Salvador. A instituição abriga o Ponto de Cultura ‘Escola Digital: formação para o trabalho’, projeto socioeducativo do CEAP, certificado como Ponto de Cultura, por meio do Edital lançado em 2014 pelo Governo do Estado. Representaram a SecultBA o Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecullt), Sandro Magalhães, a Diretora de Cidadania Cultural, Juscelina Nascimento, e a assessora Cassi Ladi Coutinho.

Cursos de manutenção de redes de computadores, informática básica, editores de texto, editores de apresentação, editores de planilha, universo web, redes sociais e uso seguro da internet, dispositivos móveis e educação, pedagogias da conexão e rodas de conversas foram as atividades desenvolvidas em 2017, primeiro ano de atuação do Ponto de Cultura, que até 2019 oferta um conjunto de ações formativas na área das tecnologias.

h
Superintendente Sandro Magalhães / Foto: Lucas Rosário

De acordo com a pedagoga Edilene Santana, coordenadora de projetos socioeducativos do CEAP, constata-se que o Escola Digital ajuda os jovens atendidos a construírem o próprio projeto de vida. “Temos um grupo de meninos e meninas que vieram do curso de produção de vídeo do Ponto de Cultura. Atualmente, eles desenvolvem programas para a TV Web do CEAP”, comemora Edilene.

A professora Elaine Amazonas, também coordenadora de Projetos Socioeducativos no CEAP, explica que o que se tenta enquanto instituição que trabalha com a juventude é desenvolver ações conjuntas, oportunizar o máximo de protagonismo e autonomia para essa juventude. “O grande desafio para o Ponto de Cultura agora é chegar à base da pirâmide social com os cursos considerados mais complexos, como o de iniciação à programação ou o curso de produção de vídeo”, explicou Elaine, que defende que o público atendido pelo CEAP é fator dominante na realização dos objetivos da instituição.

g
Foto: Lucas Rosário

Segundo explica o superintendente Sandro Magalhães, a visita técnica é uma ação da SecultBa de aproximação com os pontos e de inter-relacionamento entre eles. “Para nós, é importante que um ponto como o CEAP tenha visibilidade. Ainda este ano, pretendemos produzir um Seminário Cultura Viva só com experiências dos pontos de cultura. Fizemos três seminários ano passado, realizaremos mais três este ano, a partir de maio. O que podemos extrair de produto político da realização baiana é a interação entre as instituições que desenvolvem esses projetos tão importantes. O CEAP está de parabéns pelo trabalho realizado por sua equipe”, concluiu o superintendente.

CEAP - O Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica - CEAP é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, de utilidade pública, ligada à Companhia de Jesus, formada por educadores que desde 1993 desenvolvem ações socioeducativas em favor do prosseguimento dos estudos de crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como a formação continuada de professores de escolas populares.