Fazcultura

08/05/2018 10:00

Cantora Mariella Santiago faz show de lançamento do DVD Ella é do Brasil


GVFHNF
Mariella Santiago (Foto: Débora Monteiro)

A cantora e compositora baiana Mariella Santiago faz show de lançamento do DVD Ella é do Brasil na sexta-feira (11) e no sábado (12), às 20h30, no Café Teatro Rubi, Wish Hotel da Bahia (ex-Sheraton). Um trabalho em que a cantora apresenta seu manifesto às diversidades musical e cultural brasileiras.

“Cada faixa é uma peça de ‘re-existência’; existe para transcender, criar brechas para escapar das tantas condições que nos oprimem e transformar a energia represada em força, em felicidade. Pode soar ambicioso, mas para mim é isso que esse trabalho significa”, afirma Mariella.

Terceiro projeto solo da carreira da cantora, o DVD, realizado com o patrocínio do programa Natura Musical e do Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, traz 15 faixas, 11 de sua autoria, e conta com as participações de Chico César e Rafa Dias (Attoxxa).

São músicas inéditas como Lady Bankiva e Nanolov, além de canções que estão sempre presentes no repertório dos shows, mas que ainda não haviam sido gravadas por Mariella, como “Coração Absurdo”, de Itamar Assumpção, e “Anjo infernal”, de Jorge Mautner. “Itamar faz parte do meu DNA musical e Mautner é uma grande inspiração, uma das pessoas mais generosas e amorosas que conheço” afirma a cantora.

O DVD foi gravado ao vivo no Teatro Castro Alves e o show já roda o Brasil há dois anos, mas só agora retorna a Salvador, marcando o lançamento físico e via streaming. Passou por Belo Horizonte, Brasília, Camaçari (BA) e Rio de Janeiro, onde contou com a presença de Caetano. “Ele curtiu, disse que tinha adorado ver a Bahia daquele jeito e que minhas canções eram muito boas”, lembra Mariella.

O projeto reafirma a relação de Mariella com o universo multimídia, iniciada ainda nos anos 1990 na cena alternativa de Salvador, e incorpora novos colaboradores, entre eles a fotógrafa Débora Monteiro, o cenarista Paulo Batistela, o estilista Ismael Soudam e o coreógrafo Anderson Loyá. As ilustrações de Pascal Héranval ganham movimento no videomapping de Caetano Dias, que compõe o cenário do show. A direção musical e artística do projeto é da própria Mariella.

A cantora será acompanhada por Gilberto Santiago, também parceiro na produção musical do DVD (bateria, vocais, percussão e vibrafone), Ângelo Santiago (contrabaixos elétrico e acústico), Lucas de Gal (percussão, drum machines) e Marcio Pereira (violão e guitarras).

Sobre Mariella – A cantora, compositora e produtora musical Mariella Santiago acredita na música como instrumento de transcendência. Na sua voz, a musicalidade brasileira se une ao soul e outras músicas do mundo de forma original, formando um estilo próprio que marca presença entre as vozes da nova MPB.

Ela é uma das artistas mais influentes da sua geração, na Bahia, onde atua desde os anos 1990. Seu primeiro CD, “Mariella”, lançado em 2002, traz um elenco de participações notáveis: Hermeto Pascoal, Carlinhos Brown, Dj Dolores e Gerônimo, que toca trombone no ícone “Eu Sou Negão”. O álbum foi contemplado com o Prêmio Brasken de Música e traz 12 faixas, dez de sua autoria.

Em 2010, lançou o EP virtual “InTudo que é Canto” com quatro canções inéditas. Em 2015, lançou o álbum “Ella”, produzido em parceria com o paulistano Beto Neves. O CD traz 15 faixas, 11 de sua autoria. Mariella tem se apresentado em projetos e festivais no Brasil e Europa desde o início da carreira. Nos anos 1990, integrou as bandas de Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Luiz Galvão (Novos Baianos), Roberto Mendes e Jorge Portugal, como vocalista e intérprete convidada. Por essa veia experimental e colaborativa, sua discografia soma cerca de 20 CDs e DVDs, entre projetos solo, participações especiais e em coletâneas, lançadas no Brasil e no exterior.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

https://www.youtube.com/watch?v=HZQRCaOlwZ4

Serviço

Mariella Santiago – Ella é do Brasil
Quando: 11 e 12/5/18 (sexta e sábado)
Horário: 20h30
Onde: Café-Teatro Rubi
Quanto: Couvert artístico – R$ 60
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.