Fundo de Cultura

Samba de Roda Mirim movimenta região do Portal do Sertão e do Recôncavo baiano

g
Foto: Divulgação

A 1ª Amostra de Samba Roda Mirim é um encontro seguido de show que tem como objetivo reunir grupos de samba de roda mirim local e das cidades circunvizinhas, mestres e mestras de grupo de samba de roda regional, que irão falar de sua vida como sambadores, desde sua infância até os dias atuais. Parte da programação acontece no próximo domingo (20), a partir das 10h, no Distrito de Poços, localizado no município de Antônio Cardoso/BA.

O projeto, que tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, teve início no mês de janeiro, em Terra Nova, sua cidade sede, e em fevereiro em Saubara. Dessa vez, em Antônio Cardoso, serão oferecidas oficinas, roda de conversa e apresentação pública com os grupos Filhos da Terra, Frutos do Mestre e grupos locais.

Os mestres vão contar como aprenderam a tocar, sambar e/ou cantar samba de roda, apresentar suas composições, além de releituras de músicas de outros mestres e mestras que se destacaram no recôncavo baiano e principalmente no portal do sertão. Tudo isso para motivar os sambadores mirins que vem tradicionalmente mantendo viva a cultura regional e baiana.

A mostra desperta o interesse nos jovens, crianças e adolescentes a participarem ainda mais das ações culturais, pois tem o desejo de fortalecer e de resgatar o samba de roda destas cidades e, por conseguinte da região do Portal do Sertão e do recôncavo Baiano. Através da realização do encontro, acontece o intercâmbio entre mestres, mestras e os grupos de samba de roda mirim das cidades envolvidas.

O Mestre Celino, como um dos grandes colaboradores do projeto, juntamente com o Grupo de Samba de Roda Filhos da Terra, estará presente para apresentar o seu repertorio de samba chula e relativo, juntamente com os grupos mirins locais e convidados. A apresentação será um encontro de gêneros e ritmos, de modo a homenagear, difundir e resgatar a presença da diversidade do samba de roda no interior do Recôncavo Baiano. Além disso, durante a 1ª Amostra de Samba Roda Mirim, entre os meses janeiro a dezembro de 2018, acontecerão também em Terra Nova, todo sábado, oficinas de Pandeiro e canto, ministradas pelo mestre Celino. E em cada sede do grupo local, no dia da apresentação do projeto, acontecerão oficinas ministradas pelos membros do Grupo de Samba de Roda Filhos da Terra de Terra Nova, e outros mestres de grupos diferentes que tenham o desejo de difundir o samba de roda.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br