Fundo de Cultura

05/07/2018 17:10

II Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste acontece em julho em Feira de Santana

h

Entre os dias 16 e 21 de julho, a princesa do sertão se tornará a cidade da sétima arte com a II Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste, que acontecerá com entrada gratuita no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), em Feira de Santana. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O público feirense terá a oportunidade de assistir importantes produções cinematográficas nordestinas. Serão mais de 60 filmes entre curtas e longas metragens, distribuídos entre mostras competitivas e paralelas que ocorrerão pela manhã, tarde e noite durante os seis dias do evento.

As sessões competitivas serão seguidas de debate e contarão com a presença dos diretores. A mostra Competitiva Nordeste será composta por 15 produções, sendo 05 longas-metragens e 10 curtas-metragens. A mostra Competitiva Baiana será composta por 11 curtas-metragens.

Completam a programação da MostraCCN a mostra Novas Perspectivas no Olhar, a mostra Brasil em Transe, a mostra Movimentos Para Atravessar o Abismo, a mostra Narrativas Transversais e a Mostra Especial.

Na edição de 2018 a MostraCCN homenageará o prolífero e premiado cineasta maranhense Frederico Machado, que nos últimos cinco anos já lançou três longas- metragens. Seu quarto longa ‘’BOI DE LÁGRIMAS’’ terá estreia mundial na sessão de abertura da mostra. O evento exibirá outros dois filmes do cineasta homenageado que também dará uma palestra falando sobre sua carreira e seus filmes.

Entre os filmes convidados da mostra estão o curta-metragem Maré (Amaranta Cesar, 2018, BA) e o longa Café com Canela (dir. Glenda Nicácio e Ary Rosa, 2017, BA).
Na terceira semana de julho os cinéfilos feirenses terão a chance de durante quase uma semana entrar em contato e descobrir o atual e criativo cinema nordestino que não se encontra nas salas comercias de cinema da cidade. Além das exibições de filmes a mostra terá em sua programação oficinas e seminários.

Confira programação do evento: https://www.mostraccn.com/programacao

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.