Espaços Culturais

16/04/2019 10:50

2ª Mostra Negra de Artes Cênicas movimenta Espaço Cultural Alagados

Espetáculo CarnaVrau do grupo Jeitus integra a programação | Foto Dinei Araújo

Entre os dias 16 e 21 de abril, o Espaço Cultural Alagados, um dos locais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), receba a “2ª Mostra Negra de Artes Cênicas”. A programação vai acontecer de terça a domingo. A classificação indicativa é de 12 anos.

O projeto consiste em potencializar as discussões de temas ligados a situação do negro na sociedade e investigar estratégias sistematizadas de ações de combate ao racismo, a partir da apreciação de espetáculos teatrais já consagrados pelo público e crítica especializada. Geralmente, debates de no máximo quinze minutos de duração são realizados com a plateia logo após a apresentação dos espetáculos.

Nesta terça-feira (16), às 19h, a programação vai ser aberta com o espetáculo “Grita, corpo negro”. A montagem traz intervenções poéticas de cunhos políticos, sociais e culturais, visando o reconhecimento e conscientização do público em potencial, abordando temas como: Racismo, preconceito, estereótipos, enfrentamento ao genocídio da juventude negra, empoderamento feminino, denúncias e outros.

Já na quarta-feira (17), o público confere o “Show do Brasilino e os bonecos amestrados”.  O espetáculo reflexão sobre o comportamento da sociedade contemporânea diante a explosão do consumo impulsionado pela mídia, pois trata, de maneira satírica, das questões do cotidiano, tendo como estrutura um programa de TV, onde, na primeira parte do espetáculo, o animador de auditório Brasilino, na companhia de marionetes gigantes (Bonecos Amestrados) conduz um verdadeiro Show de Variedades, cuja estrutura dramatúrgica estimula a participação efetiva da plateia, seja respondendo a perguntas, manipulando equipamentos cênicos ou mesmo cantando ao vivo, no quadro “Calouros no Ar”.

A programação segue até domingo com a apresentação de vários espetáculos teatrais e das “Esquetes Teatrais”.

Espaços Culturais da SecultBA
- A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

2ª Mostra Negra de Artes Cênicas”
Dias e Horários: 16 a 21/04 (terça-feira a domingo), 19h
Classificação: 12 anos