Espaços Culturais

04/06/2019 17:10

Espaço Cultural Alagados oferece oficinas de dança e arte-educação

j
Foto: Alex Oliveira

O clima de São João já tomou conta dos espaços culturais da cidade. As atividades incluem desde a exibição de vídeos infantis, com a temática junina, até a abertura de oficinas de dança e arte-educação, com muita culinária, tranças-afro, reciclagem, contação de história e fotografia. A programação será no Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, em Salvador, um dos 17 espaços administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Diretoria de Espaços Culturais (DEC).

A folia junina já movimenta o circuito, nesta quarta-feira (5), às 10h, com a exibição do Vídeo Criança- e seus São João. A mostra de filmes gratuita tem como objetivo contribuir com a formação cidadã das crianças e adolescentes, proporcionando maior acessibilidade aos bens e serviços culturais em audiovisual. A ideia é possibilitar o uso de cada temática do mês para contribuir com as demandas da sociedade, fazendo, no final da exibição, uma roda de diálogo. As exibições estão previstas para os dias 05,12,19 e 26 de junho, das 10h às 11h, e das 14h às 15h.

Nestes mesmos dias, às 15h30, o espaço realiza a Oficina de Dança Semente do Amanhã. A atividade também gratuita trabalha com a dança e o improviso com uma abordagem na cultura corporal do movimento acessível a todos, acolhendo a diversidade. São baseadas em técnicas de consciência corporal, improvisação, dentre outros voltada a cada temática do mês.

Nos dias 07,14,21 e 28 de Junho, das 14h às 16h30, a Arte e a Educação também vão tomar conta do Espaço Cultural Alagados. Esse ano a Rede de Protagonista em Ação de Itapagipe (REPROTAI) vai iniciar o evento a arte-educação na Gibiteca e na Sala Principal, cujo objetivo é trazer as diversidade cultural incluindo a educação a todo momento. Serão trabalhados gratuitamente, com os participantes, aspectos relacionados à culinária, danças, tranças afro, artes de reciclar, contação de história e fotografia, entre outros.

Já nos dias 10, 17,24 e 31, das 17h às 18h30, tem mais movimento com a Oficina de dança junina.  A iniciativa quer despertar nas crianças as filosofias e práticas das danças de funk, dando a oportunidade de expressão corporal e possibilidade de reconhecimento dos passos brasileiro.   

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br.

Serviço

Vídeo Criança- e seus São João

Dia e Horário: 05,12,19 e 26 de junho, das 10h às 11h e das 14h às 15h
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Local: Espaço Cultural Alagados (Sala Principal)

Oficina de Dança- Semente do Amanhã

Dia e Horário: 05,12,19 e 26 de Junho, às15h30
Quanto: Gratuidade
Classificação: 07 anos
Local: Espaço Cultural Alagados (Sala Principal)

Arte Educação Junino
Dia e Horário: 07,14,21 e 28 de Junho, das 14h às 16h30
Quanto: Gratuidade
Classificação: Livre
Local: Espaço Cultural Alagados (Sala Principal/Sala de artes e Gibiteca)

Oficina de dança junina
Dia e Horário: 03,10,17,24 e 31, das 17h às 18h30
Quanto: Gratuidade
Classificação: 14 anos
Local: Espaço Cultural Alagados (Sala Principal)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.