Espaços Culturais

10/07/2019 16:10

Documentário "Nossos Mortos tem Voz" tem lançamento no Solar Boa Vista

j
Foto: Divulgação

Como parte das comemorações pelos 35 anos do Cine Teatro Solar Boa Vista, um dos 17 equipamentos culturais administrados pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), acontece nesta quinta-feira (11), às 18h, na Sala Principal do Cine Teatro, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, o lançamento do filme documentário "Nossos Mortos tem Voz". O evento tem entrada gratuita.

Com direção e roteiro de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, a narrativa do documentário é construída a partir do depoimento e do protagonismo das mães e familiares vítimas da violência de Estado da Baixada Fluminense. Tendo como ponto de partida esses casos, o documentário aborda as histórias atravessadas por essas perdas. Pretende-se resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação do Estado através das polícias na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito à violência contra jovens negros. O curta documentário está sendo exibido em festivais de cinema do Brasil e do exterior, bem como em debates públicos, sessões de cineclube, festivais, universidades, escolas, praças públicas, dentre outros.

Julho+Solar – Além de trazer para o público durante todo o mês, espetáculos de dança, música e teatro, a programação do Julho + Solar evidencia a importância do espaço no cenário cultural de Salvador, com destaque para as ações culturais desenvolvidas junto à comunidade do Engenho Velho de Brotas. Este ano, o projeto homenageia o compositor, percussionista, artesão, educador e mestre de capoeira Moa do Katendê, morador do bairro morto em outubro do ano passado e que se tornou símbolo na luta por resistência e cultura na Bahia e no Brasil.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco estão em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com


Serviço

Lançamento do filme documentário "Nossos Mortos tem Voz"

Dia e Horário: 11/07 - Quinta-feira, 18h;
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Local: Sala Principal
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.