Espaços Culturais

22/08/2019 10:10

Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima abriga Mostra Cinema Conquista

Foto: Rafael Flores

O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (CCCJL), espaço administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), recebe, no período de 1º a 6 de setembro, a 14ª Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema. Considerado um dos mais importantes eventos do audiovisual da Bahia, a mostra será realizada no CCCJL, na Praça da Urbis VI, e nos distritos de Vitória da Conquista (BA), com o apoio do Edital de Eventos Calendarizados, do Fundo de Cultura da Bahia.

Todas as atividades, desde as exibições de filmes de longa e curta-metragem, até as oficinas, conferências e cursos, são oferecidos ao público gratuitamente, totalizando 14 edições de democratização do acesso ao cinema nacional. Em 2019, a Mostra Conquista traz mais uma vez um panorama da produção cinematográfica brasileira que, apesar das suas adversidades e desafios, se mantém rica. Filmes como Divino Amor (2019), Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar (2019), Diários de Classe (2019), Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2019) e o documentário Revolta dos Búzios (2018) estão confirmados.

Outro destaque para esta edição é a continuidade às celebrações dos 80 anos do cineasta conquistense Glauber Rocha. A programação conta com a remontagem da exposição “Mostra Glauber Rocha: Ressuscita o Povo Brasileiro” e show da cantora e compositora Ava Rocha, filha do cineasta, na noite de abertura.

“A Mostra Conquista é uma das principais janelas de difusão, especificamente do cinema nacional. Diante da dimensão do nosso estado, é necessário ampliar constantemente a quantidade de eventos desta natureza, em contrapartida ao surgimento de novas salas de cinema comerciais”, afirma Esmon Primo, coordenador geral.

Mostra Cinema Conquista – O evento em sua 14ª edição tem o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia, da Diretoria Audiovisual do Estado, do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, da TV Sudoeste, da Cervejaria Devassa e do Restaurante Maria do Sertão. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, Programa Janela Indiscreta e Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas. A Mostra Cinema Conquista é uma produção da Movimenta Cultura e Arte e realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)
– Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.

14ª Mostra Cinema Conquista
Quando: 1º a 6 de setembro de 2019
Onde: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima - Av. Rosa Cruz nº 45 – Candeias, Vitória da Conquista- BA
Quanto: Gratuito