Espaços Culturais

AFROBALADA realiza show e oficinas musicais no Cine Teatro Lauro de Freitas

g

Conexão Tambor / Foto: Gabriel Brawne

A banda Conexão Tambor inicia a turnê do seu projeto AFROBALADA, que vai passar por três espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em Salvador e território metropolitano, neste mês de setembro. Além do show de repertório autoral, a banda realiza duas oficinas musicais gratuitas, uma de percussão e outra de ritmos afrobrasileiros. O primeiro espaço a receber o projeto é o Cine-Teatro Lauro de Freitas, nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, sendo que as oficinas acontecerão pela manhã e à tarde, e o show às 19h, com ingressos por R$ 10 (inteira). O projeto ainda passa pelo Cine-Teatro Solar Boa Vista, no dia 21, e Espaço Cultural Alagados, no dia 28.

A proposta do AFROBALADA é unir os ritmos musicais de influência afro para reafirmar diferentes questões identitárias. No show, a Conexão Tambor traz um repertório de canções autorais do EP Sintonia Baiana, além de outros sucessos com influências do samba-reggae e axé. As letras tratam de temas referentes à resistência negra, ao direito das mulheres e à consciência de gênero, numa perspectiva de luta e valorização dos movimentos que buscam a igualdade social. Para o vocalista Othon, “essa oportunidade é para se conectar com o público e trazer questionamentos sobre o que vivemos a partir da nossa música e dos momentos de formação”.

Oficinas – A oficina de iniciação em percussão começará às 9h30 e a de ritmos afrobrasileiros, às 14h. Ambas são de caráter introdutório, por isso, não existe pré-requisito para participação. Cada oficina tem a capacidade de 10 alunos, mas serão aceitos ouvintes. A atividade é gratuita e a classificação é 12 anos.

Conexão Tambor – A história da banda começa em 2016 quando dois amigos, Othon e Hélio Victor, decidem formar uma banda para tocar uma mistura de sons de rock, reggae, MPB, axé, entre outros ritmos. Em 2018, mais sete integrantes passam a participar da empreitada e o nome Conexão Tambor é dado ao grupo. Ao final de 2018, a banda lança seu primeiro EP “Sintonia Baiana” e seu primeiro videoclipe oficial: https://www.youtube.com/watch?v=3EMvLO3igOc

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Projeto AFROBALADA

Quando: 06 (sexta-feira)