Cultura

11/09/2019 13:00

Museu de Arte da Bahia inaugura exposição coletiva de artistas pesquisadores da UFBA

s
Foto: Mário Vasconcelos

Nesta quinta-feira, 12, às 19h, o Museu de Arte da Bahia inaugura a exposição coletiva “Diáfanas Presenças – Oito Poéticas Digitais-Analógicas” reunindo a produção dos artistas visuais Celeste Almeida, Eriel Araújo, Josemar Antonio, Luisa Magaly, Mário Vasconcelos, Raoni Gondim, Renata Voss e Rodrigo Seixas, todos eles professores e estudantes, reconhecidos como artistas pesquisadores que formam o grupo de pesquisa em Arte Híbrida da Escola de Belas Artes da UFBA. A exposição fica aberta a visitação até o dia 13 de outubro. Entrada franca.

Nessa mostra, cada artista apresenta uma série de trabalhos que surgem da investigação da materialidade dos processos fotográficos e suas potencialidades, arte que transita por técnicas diversas de revelação fotográfica analógica, como a foto transferência, cianotipia, fotocerâmica, empoeiramento (dusting on) e carbonização, a partir de temáticas que permeiam os campos filosóficos, sociológicos, afetivos, espiritualistas e dos estudos de gênero e sexualidade. Esta exposição apresenta resultados de pesquisa contemplada pela Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 01/2016 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizada na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.

Museu de Arte da Bahia - O Museu de Arte da Bahia integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).  É o mais antigo museu do Estado, criado em 1918 no prédio anexo ao Arquivo Público e transferido em 1982 para sua atual sede, no Corredor da Vitória. O seu acervo é constituído por 13.686 peças adquiridas ao longo do tempo, através da compra pelo Estado da Bahia de obras de grandes coleções particulares.


Serviço

Exposição Diáfanas Presenças – Oito Poéticas Digitais-Analógicas: Celeste Almeida,
Eriel Araújo, Josemar Antonio, Luisa Magaly, Mário Vasconcelos, Raoni Gondim, Renata Voss, Rodrigo Seixas.
Abertura: 12 de setembro, 19h.
Visitação: 13 de setembro a 13 de outubro de 2019. De terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.
Onde: Museu de Arte da Bahia -  Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.