Cultura

17/09/2019 17:10

Oficina orienta agentes culturais sobre Editais Setoriais 2019

s
Foto: Ascom/ SecultBA

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) iniciou nesta terça-feira (17), no  Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a série de oficinas para apresentação dos Editais Setoriais 2019 e orientação para Elaboração de Projetos Culturais. Também nesta data, a caravana chegou a Paulo Afonso e Mutuípe.

A atividade vai percorrer os 27 territórios de identidade do estado, mobilizando artistas, agentes e coletivos culturais, além de cooperativas, fundações e associações que atuam na área cultural, para participar das chamadas públicas. O acesso às oficinas é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

Para o músico Oell Dsoureis, que participou da oficina na capital baiana, o encontro foi importante para estruturar sua proposta. “Eu tinha muitas dúvidas sobre os editais e com a capacitação foi possível acabar com elas. Agora, é seguir na produção do projeto” contou.

Com inscrições abertas até 08 de outubro, os Editais Setoriais de Cultura têm como objetivo viabilizar iniciativas nas seguintes áreas: Apoio a Grupos e Coletivos Culturais; Apoio à Publicação de Livros por Editoras Baianas; Apoio às Bibliotecas Comunitárias; Artes Visuais; Circo; Culturas Identitárias; Culturas Populares (Capoeira, Versão Simplificada e Versão Padrão); Dança; Economia Criativa; Incentivo à leitura - Formação de Leitores e Mediadores; Literatura; Museus; Música; Patrimônio Cultural - Arquitetura e Urbanismo; Restauração, Digitalização e Promoção de Acervos Privados de Interesse Público; Teatro e Territórios Culturais.

No total, os 19 editais contam com um aporte superior a R$ 15 milhões do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA).

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.


CRONOGRAMA DAS OFICINAS

Todas as oficinas serão realizadas, das 14h às 18h

Calendário da primeira semana

18/09 - Jequié (Território Médio Rio das Contas), no Centro de Cultura ACM

18/09 - Conceição do Coité (Território do Sisal), no Centro Cultural Ana Rios de Araújo

19/09- Alagoinhas (Território Litoral Norte e Agreste Baiano), no Centro de Cultura de Alagoinhas

19/09- Itabuna (Território Litoral Sul), no Centro de Cultura Adonias Filho

20/09- Porto Seguro (Território Costa do Descobrimento), no Centro de Cultura de Porto Seguro

20/09- Maragogipe (Território Recôncavo), na Fundação Vovó do Mangue

21/09- Itambé (Território Médio Sudoeste da Bahia), no Cine Teatro de Itambé

21/09- Ribeira do Pombal (Território Semiárido Nordeste II), na Secretaria de Cultura

23/09- Valença (Território Baixo Sul), no Centro de Cultura Olívia Barradas

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.