Cultura

19/09/2019 14:00

Edital Territórios Culturais apoia projetos de cooperação e intercâmbio cultural

h


Voltado especificamente para os 27 Territórios de Identidade da Bahia, o Edital Territórios Culturais vai selecionar propostas de cooperação e/ou intercâmbio que abarquem pelo menos três municípios baianos de um mesmo território. O objetivo é incentivar ações conjuntas e promover a troca e circulação de ideias, técnicas, fazeres, saberes, bens e serviços culturais. O edital Territórios Culturais é uma das 19 chamadas públicas da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) que fazem parte dos Editais Setoriais 2019, que estão com inscrições abertas até o dia 08 de outubro. As inscrições podem ser feitas online ou via Sedex.

 

O edital Territórios Culturais é executado pela Diretoria de Territorialização da Cultura (DTC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), que está convocando associações, fundações, cooperativas com atuação na área artística e cultural em todos os territórios, além de artistas e agentes culturais maiores de 18 anos a elaborarem e inscreverem propostas que visem a cooperação e intercâmbio entre mestres, artesãos, artistas, agentes, produtores, técnicos, gestores culturais, espaços culturais, grupos culturais, pontos de cultura, entidades culturais, instituições de ensino no campo da cultura, escolas culturais e arranjos produtivos. Será aceita apenas uma proposta por proponente.

 

Os critérios de avaliação dos projetos levarão em conta criatividade, inovação e singularidade; relevância no contexto sociocultural; estímulo à diversidade cultural; harmonia com a Lei Orgânica da Cultura e o Plano Estadual de Cultura; estratégias de democratização de acesso e acessibilidade; capacidade técnica para execução da proposta; coerência e razoabilidade dos itens de despesas e seus valores; ações que tenham agentes culturais do território como protagonistas; dentre outros aspectos.

 

O valor global disponível para o edital Territórios Culturais é de R$ 1,8 milhão. As inscrições podem ser feitas pela internet, através de cadastro e envio pelo Sistema de Informações e Indicadores em Cultura – Clique Fomento (SIIC/Clique Fomento), disponível em siic.ba.gov.br; ou através de Sedex dos Correios, ou serviço similar, ou carta registrada com aviso de recebimento, em envelope lacrado e identificado com o nome do Edital, o nome da proposta, o nome e o endereço da Unidade Executora. Para maiores informações, acesse o edital em www.cultura.ba.gov.br.

 

Oficinas Editais Setoriais 2019 – Para auxiliar a comunidade cultural na elaboração e inscrições de propostas, a SecultBA está realizando oficinas em todos os territórios da Bahia. Iniciadas no dia 17 de setembro, a atividade já foi realizada nos municípios de Salvador, Paulo Afonso, Mutuípe, Jequié e Conceição do Coité.

 

Veja os próximos municípios e territórios e os locais onde serão realizadas as oficinas. Os horários das atividades são sempre das 14h às 18h, com exceção de Camaçari e Cruz das Almas que serão às 8h e 8h30, respectivamente.

 

19/09 - Alagoinhas (Território Litoral Norte e Agreste Baiano), no Centro de Cultura de Alagoinhas


19/09 - Itabuna (Território Litoral Sul), no Centro de Cultura Adonias Filho


20/09 - Porto Seguro (Território Costa do Descobrimento), no Centro de Cultura de Porto Seguro


20/09 - Maragogipe (Território Recôncavo), na Fundação Vovó do Mangue


21/09 - Itambé (Território Médio Sudoeste da Bahia), no Cine Teatro de Itambé


21/09 - Ribeira do Pombal (Território Semiárido Nordeste II), na Secretaria de Cultura

21/09 – Camaçari (Território Metropolitano), Sede da OAB, às 8h

23/09 – Capim Grosso (Território Bacia do Jacuípe), no Salão Paroquial

24/09 – Miguel Calmon (Território Piemonte da Diamantina), no Centro de Capacitação Elza Velois

24/09 – Luiz Eduardo Magalhães (Território Bacia do Rio Grande), Centro de Cultura Municipal

25/09 – Cruz das Almas (Território Recôncavo), na Biblioteca Municipal, às 8h30

25/09 – Irecê (Território de Irecê), na Secretaria Municipal de Cultura

26/09 – Lençóis (Território Chapada Diamantina), na Casa Afrânio Peixoto

27/09 – Itaberaba (Território Piemonte do Paraguaçu), no CENACOM

28/09 – Vitória da Conquista (Território Sudoeste Baiano), no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima

02/10 - Senhor do Bonfim (Território Piemonte Norte do Itapicuru), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

03/10 - Juazeiro (Território Sertão do São Francisco), no Centro de Cultura João Gilberto

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.