Espaços Culturais

20/09/2019 12:41

Centro Cultural Plataforma recebe espetáculo do FilteBahia dirigido por João Miguel


s
Foto: Zélia Uchoa

Além de interpretar Ezequiel, protagonista da série 3% da Netflix, o ator, roteirista e diretor João Miguel dirige o ator Ricardo Fagundes em seu mais novo trabalho nos palcos. O espetáculo “Das ‘coisa’ dessa vida…” aborda construções de gênero e imposições da sociedade, em um universo que permeia a comédia, o drama e o humor com poesia e sensibilidade. O espetáculo estará em cartaz no dia 24 de setembro (terça-feira), às 16h, no Centro Cultural Plataforma. A apresentação é gratuita para a comunidade local.

Com texto de Gildon Oliveira e canção-tema do personagem composta por Rebeca Matta e Luisão Pereira, o solo dá voz a Nalde, um artista que compartilha com o público suas histórias enquanto se arruma para uma performance. Interiorano e sonhador, ele recorda que desde criança sente prazer em se fantasiar e passar horas se apresentando para plateias imaginárias. Entretanto, ao perceber os olhares e comentários repressores sobre seu comportamento, ele tenta se enquadrar em regras e padrões sociais, até que um dia, percebe que não nasceu para agradar as pessoas e decide viver como sempre almejou.

Uma emocionante história que retrata a luta por sobrevivência e o preconceito sofrido por ser diferente, através de uma forma livre e genuína de viver a vida. “O personagem sai do seu interior e das catalogações impostas para poder existir”, declara João Miguel.

FilteBahia - Em sua décima segunda edição, o Filtebahia é um dos festivais que se encontra na plataforma de festivais internacionais. Difunde as artes latino-americanas abrindo espaço para o reconhecimento do patrimônio cultural continental e da identificação com os processos sincréticos, valorizando a cultura baiana e suas interseções através das artes cênicas. Priorizando o encontro direto com a sociedade e a ocupação de espaços na periferia de Salvador e no interior do estado, o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia é realizado pelo Oco Teatro Laboratório e Carranca Produções Artística.  Selecionado pelo Edital de Eventos Calendarizados, o Filte Bahia 2019 tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.


Serviço

Espetáculo “Das ‘coisa’ dessa vida…”

Dia e Horário: 24 de setembro (terça-feira) – 16h
Local: Centro Cultural Plataforma
Ingresso: Gratuito
Classificação: 12 anos
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.