Artes

20/09/2019 16:40

Estudantes de escolas estaduais participam de atividades na Pré-Flin

D
Foto: Divulgação

O cenário do Colégio Estadual Raymundo Gouveia, no bairro de Castelo Branco, foi coberto de cor para dar lugar às práticas educativas do Transformaê: Virada Educacional nesta sexta-feira (20). Integrada às atividades previstas para a manhã e tarde dos alunos, ocorreu a oficina de Poema-Cartaz, da artista visual Laura Castro, como parte da programação do Pré-Flin.

Laura fez uma apresentação de diferentes formas de criação e exposição de poemas através de colagens e lambe-lambe, apropriando os jovens de técnicas como o pochoir, o carimbo e o grafismo. A atividade seguiu com os alunos colocando a mão na massa e com a partilha das suas confecções.

“A ideia do poema-cartaz é ser uma oficina que traga a esses jovens uma experiência de criação literária que não seja necessariamente a redação da escola. Mas uma experiência de criação poética, a partir do recorte do jornal, da rearrumação disso visualmente em uma página, da habitação de um lugar de criação que ele também saboreie”, explicou Laura.

A estudante de terceiro ano, Laura Beatriz, se interessou pela oficina, após ter realizado uma série de contos para uma disciplina da escola. “Eu não escrevo muito, estou começando a escrever agora influenciada pela minha professora de português e eu estou gostando muito. Então quero aprender um pouco mais sobre o assunto para desenvolver essa habilidade. Por enquanto escrevo só pra mim”.

Na Biblioteca da escola, uma ação do Leia e Passe Adiante mobilizou estudantes de todas as idades. Algumas senhas foram distribuídas e os livros poderiam ser escolhidos pelo próprio estudante. A aluna do segundo ano Lua Maria Miguês ficou entre os títulos A Nota de Rosália, de Aramis Ribeiro Costa, e Sob o céu de Samarcanda, de Ruy Espinheira Filho. “Eu gosto muito de literatura brasileira e aqui tem uma diversidade! E bem o tipo de leitura que eu gosto, que é poesia e conto”.

A diretora de Livro e Leitura (DLL), Bárbara Fálcon, ficou bastante feliz com a recepção dos alunos. “Alguns não sabiam que podiam ficar com o livro. Então houve muita surpresa de poder sair com o livro na mão e pra minha surpresa também, porque eles ficaram bastante satisfeitos com os títulos”.

BIBEX - Já o Colégio Estadual Nelson Barros recebeu ao longo do dia, através da Biblioteca de Extensão da Fundação Pedro Calmon (FPC), contação de histórias; oficinas de artes; visita guiada à Biblioteca Móvel, com exposição do acervo formado por livros de literatura infanto-juvenil; e atividades de entretenimento cultural, com jogos e brincadeiras. O objetivo é que os estudantes tenham ferramentas para o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, a partir de diferentes linguagens artísticas.

Pré-Flin - Nos próximos meses, a Pré-Flin promove diversas atividades junto à comunidade local. Em setembro, terão reuniões com empreendedores de Cajazeiras para formações sobre Empreendedorismo e Cooperativismo; bate-papo e atividades educativas, através do TransformaeÊ, com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de Poema-Cartaz e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia na história do Brasil, que será realizado em diversas escolas durante os próximos três meses.

FLIN - O Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos é um projeto do Governo do Estado da Bahia, executado através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). O Flin conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Bahiatursa, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural (FUNCEB).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.