Artes

20/09/2019 18:00

SecultBA recebe visita do embaixador da Finlândia

Foto:E

Com o objetivo de articular parcerias para implantação de negócios finlandeses na Bahia, representantes da Embaixada da Finlândia estiveram nesta sexta-feira (20), às 14h30, na sede da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador. A visita foi realizada pelo embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, acompanhado do cônsul honorário, Wilson Andrade, e do coordenador de Assuntos Econômicos e Comerciais, Jere Pitkänen.

Durante o encontro, Leinonen destacou os avanços apresentados pelo país europeu nas áreas da Tecnologia, Educação e Engenharia, com atenção à questão ambiental. “A educação de base na Finlândia é a melhor no mundo, temos engenheiros muito bons, e preocupação em não sujar as lagoas e preservar as florestas. A Bahia é um importante parceiro”, disse.

A secretária estadual de Cultura, Arany Santana, e o embaixador Jouko Leinonen, abordaram ainda assuntos relacionados à preservação ambiental e trocaram informações sobre experiências culturais de cada país. “Estamos abertos a esta cooperação, a esta parceria, e este é o nosso primeiro contato. Temos muito o que agregar em relação a este país, que alcançou sua independência pautado nas áreas da Cultura e Educação”.

Produções culturais da Bahia (livros sobre capoeira, Balé Folclórico da Bahia, Frans Krajcberg e artistas como Carybé), um DVD de Dona Dalva, sambista do Recôncavo Baiano, todos produtos de editais (Fazcultura e Fundo de Cultura) foram entregues à comitiva finlandesa, sendo  recebido pela secretaria, um broche, simbolizando cooperação, e publicações relacionadas ao meio ambiente e à cultura da Finlândia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.