03/10/2019 14:30

Bahia vai a Pernambuco para reunião do Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura do NE

h
Foto: Jan Ribeiro / Fundarpe

O estado de Pernambuco sedia nesta quinta e sexta-feira (3 e 4 de outubro), reunião do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste, que conta com representantes de todos os Estados da região. O evento acontece no Museu do Estado de Pernambuco, no Recife, e discute, entre variados temas, a entrada de pautas da agenda da Cultura no Consórcio Nordeste, articulação entre as unidades federativas da região iniciada no mês de agosto, que funciona como um bloco apartidário para gestão de recursos, integração de políticas públicas e captação de parcerias internacionais. O último encontro do Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura do NE aconteceu em Salvador, capital baiana, entre os dias 11 e 12 de julho.

Participam do encontro, a presidente do Fórum e secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. O secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto. Durante os dois dias do evento, os secretários e dirigentes do Nordeste terão intensa agenda de reuniões, palestras e encaminhamentos. Outras pautas que serão discutidas no encontro são: censura às artes e cultura, atuação das gestões de cultura no Legislativo e programas federais como Cultura Viva e Ancine.

h

Foto: Jan Ribeiro / Fundarpe

Após as boas vindas do secretário de Cultura de Pernambuco Gilberto Freyre Neto, a secretária de Cultura, Arany Santana, deu o tom do encontro indicando que a união dos secretários do Nordeste é em torno de objetivos em comum. "Quero dirigir meu abraço ao corpo consular aqui presente por entender a importância da diplomacia cultural nesse espaço de resistência. Espero que os senhores saiam daqui esperançosos, assim como nós temos saído a cada encontro que temos. O Consórcio Nordeste é o mais inventivo arranjo federativo deste difícil momento que o país atravessa. É preciso, imagino, para construirmos políticas públicas. E se querem cultura como alvo, terão Cultura como flecha", disse a secretária.

O secretário de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, adiantou que o principal ponto a ser tratado no encontro será a discussão sobre a entrada das pautas da Cultura, que podem ser comuns a todos os Estados, no Consórcio Nordeste. “Com a existência do Consórcio Nordeste, há a oportunidade de se fazer cooperação entre os governos consorciados com instituições de países amigos interessados em comprar conosco. Isso coloca Recife numa em situação política e geografia estratégica, porque nós somos a centralidade dos consulados do Nordeste. Isso nos coloca numa posição ímpar de discutir políticas integradas, regional, com o corpo consular que se representa aqui e a governança do Consórcio Nordeste, que começou como um consórcio de compras mas está adquirindo uma condição de representatividade territorial e política interessante. O primeiro contato será nessa reunião, iniciando um diálogo. A partir daí, pretendemos criar estratégia única ou compartilhar estratégias dentro da própria estrutura de representatividade do Consórcio”, colocou o secretário.

Foto: Ascom/ SecultPE

A explanação sobre como surgiu, como vem atuando e de que forma o Consórcio pode atuar no campo da Cultura foi dada aos secretários presentes – e representações dos consulados – pelo secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas.

Gabas explicou que vem realizando reunião com diversos fóruns, das diversas secretarias dos governos consorciados, e ressaltou que o objetivo do Consórcio é “fortalecer políticas públicas e promover um desenvolvimento sustentável para a região Nordeste”. Ele frisou ainda que a iniciativa se trata da possibilidade de trabalho em conjunto, de convergência de interesses. “O Consórcio não vai executar ações, mas intermediar arranjos, compartilhar novas práticas, estudar suas aplicabilidades para novas situações”, colocou.

2ª parte - A tarde do primeiro dia da reunião contou também com a participação da coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula. Os secretários terão mais um momento de diálogo, após as falas dos consulados. O encerramento dos trabalhos, nesta quinta (3), que é considerado o Dia da Unidade Alemã, será na cerimônia dos “30 anos da Queda do Muro de Berlim”. A celebração será no Museu das Cinco Pontas, no Forte das Cinco Pontas, a partir das 18h30.

Na sexta-feira (4), segundo dia do Fórum, entram na pauta informes e encaminhamentos sobre questões como: censura às artes e cultura, atuação da gestão de Cultura no Legislativo e programas federais como Cultura Viva e Ancine. Acompanhe a cobertura completa em nossas redes.

PWC Brasil - O sócio da PwC Brasil escritório Recife, Vinícius Rêgo, foi convidado para compor a mesa de abertura do evento e falar um pouco sobre o conhecimento que tem, a partir do estudo feito pela PwC, sobre a Economia do Mar e como isso pode estar interligado com a cultura local. O Fórum tem como objetivo discutir o desenvolvimento e a fomentação da economia por meio da cultura, tão presente nos estados nordestinos alinhado ao Consórcio dos Governadores do Nordeste.