Fundo de Cultura

04/10/2019 14:20

Festival de Dança Itacaré divulga selecionados para a edição 2019

s
Foto: Divulgação

A curadoria do 8º Festival de Dança Itacaré divulgou esta semana os 11 grupos selecionados para participar da edição 2019, que será realizada nos dias 4 e 5 de novembro na Tenda Teatro Popular de Ilhéus e de 6 a 10 de novembro no Centro Cultural Porto de Trás, em Itacaré. A programação completa estará disponível brevemente no site www.festivaldedancaitacare.com.br e redes sociais.

Este ano, o festival recebeu um aumento surpreendente de 101 inscrições originadas de vários lugares do país – Bahia, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraná, Alagoas, Amazonas, Goiás e Rio Grande do Norte. Todos os trabalhos com alto nível técnico e de criatividade.

O Festival de Dança Itacaré já se consolidou como um dos mais importantes da dança brasileira. É um território onde coabitam diálogos, conflitos, convivência em grupo e manifestações artísticas. A cada ano, os organizadores e participantes ampliam a importância do projeto para o fortalecimento dos percursos individuais e coletivos, compreensão da situação contemporânea e procura das outras “danças menores ou danças vagalumes”.

O evento é realizado pela Comunidade Tia Marita, com o apoio institucional da Casa Ver Arte e  apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Conta também com apoio de empresas, imprensa e parceiros institucionais locais.

Fizeram parte da curadoria de análise dos inscritos, Arionilson Sá (Aristides Xixito), Magno Rocha (Miquiba), Valmilson do Nascimento (Péricles) e Verusya Correia.

Trabalhos selecionados, em ordem alfabética:

1.    A COREÓGRAFA
Claridda Sachelli
São Paulo/SP

2.    AJUM
Djalma Moura
São Paulo/SP

3.    BOLA DE FOGO
Fábio Osório Monteiro
Salvador/BA

4.    COISA É TUDO
Hibridus Dança
Ipatinga/MG

5.    ESTIO
Nii Colaboratório
Salvador/BA

6.    GENTE DE LÁ
Wellington Gadelha (Plat. Afrontamento)
Fortaleza/CE

7.    KILEZUUUMMMM

Edu O./J. Rafael/Thiago Coen
Salvador/BA

8.    LÍQUIDXS
Coletiva Rachas
Ilhéus/BA

9.    MISTURA FINA
Augusto Soledade Brazz Dance
Salvador/BA

10.    AQUELE QUE VÊ DE LONGE
Francis Balardi
Manaus/AM

11.    VARIAÇÕES PARA SEIS TEMAS

Ricardo Alvarenga
Uberlândia/MG

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.