Cultura

09/10/2019 10:50

Ciclo de Encontros do Audiovisual debate produção do documentário “Para Além dos Seios”

a
Foto: Divulgação

A produção audiovisual baiana é o destaque do I Ciclo de Encontros do Audiovisual, que realiza o segundo encontro no próximo dia 10 de outubro, às 10h, no Cine Teatro Eva Hertz. Numa sessão especial seguida de debate, será exibido o documentário “Para Além dos Seios”, do cineasta Adriano Big. “O filme trata de questões de extrema relevância social. Daí a nossa opção por escolhê-lo para o nosso encontro e justamente no mês de outubro, que é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama” explica Vânia Lima, diretora do Grupo Têm Dendê e idealizadora do Ciclo.

 

O documentário aborda, a partir do seio enquanto significante do feminino, as relações com o corpo e gênero na contemporaneidade. “Essa sessão com debate vai ser muito importante pra mim. De certa forma, fecha um ciclo de mais de 50 sessões com esse formato em um momento bem oportuno e não só pelo Outubro Rosa, mas pela própria postura do governo que tenta censurar e até impedir a existência de filmes como o meu”, destaca o diretor, que promete uma surpresa para o público logo após a exibição.

 

O diretor tem 25 anos de carreira e foi responsável por produções como “A Melhor Idade”, vencedora do Festival Cinco Minutos e do Prêmio Luiz Orlando (Júri Popular) em 2012 e “A Cartomante”, que em 2013 conquistou os prêmios de melhor diretor e melhor atriz no Festival de Cinema Baiano (Feciba). Big também foi um dos diretores da série “Bahia de Todos os Cantos, da Têm Dendê Produções, exibida na TVE Bahia e no CineBrasil TV.

 

Realizado pelo Grupo Têm Dendê em parceria com a Diretoria de Audiovisual (Dimas) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o Ciclo acontece em Salvador até o mês de dezembro para celebrar os 20 anos de fundação do Grupo Têm Dendê e os 45 anos da Dimas. A cada encontro vai homenagear realizadores que têm contribuído para o desenvolvimento do mercado audiovisual baiano.

 

No primeiro encontro, realizado dia 17 de setembro, o evento homenageou a cineasta, jornalista e produtora cultural Fabíola Aquino. O segundo prestará homenagem ao cineasta Adriano Big.

 

A sessão-debate de “Para Além dos Seios” acontece no dia 10 de outubro, às 10h, no Cine Teatro Eva Hertz, no Salvador Shopping e terá comentários do produtor cultural e idealizador do NordesteLAB - Mercado Audiovisual, Gabriel Amaral Pires.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.