Fazcultura

04/11/2019 16:20

5º Festival Radioca terá cinco dias de programação, três espaços e 16 shows

s
Foto: Pedro Margherito

Nos cinco anos do Festival Radioca, cinco dias de programação: a edição 2019 será de 6 a 10 de novembro, ocupando três diferentes espaços da cidade de Salvador. O evento mergulha na música brasileira, valorizando sua diversidade, misturando diferentes estilos e incentivando o público a se deparar com o novo. Um total de 16 shows e ainda um papo musicado com três artistas compõem uma estrutura inovadora na história do projeto. São atrações oriundas de seis estados do país, muitas delas inéditas na Bahia, como as turnês de lançamento dos novos discos de Céu e Tiganá Santana, o projeto que reúne João Donato e Tulipa Ruiz, o mais recente espetáculo de Luiza Lian e as primeiras aparições na capital baiana de Tim Bernardes em carreira solo, Amaro Freitas Trio, Mestre Anderson Miguel, Dônica e Jessica Caitano. Do efervescente cenário local, além de Tiganá, estão Afrocidade, Lazzo Matumbi, Illy, Livia Nery, Tangolo Mangos e Josyara.

Abrindo os trabalhos, na quarta-feira (6 de novembro), o cenário é o mais importante palco do estado: a Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), que recebe Tim Bernardes (SP), Tiganá Santana (BA) e Amaro Freitas Trio (PE), numa noite de fina categoria. A quinta e a sexta-feira serão na Arena do Sesc-Senac Pelourinho, com shows de Luiza Lian (SP) e Livia Nery (BA), no dia 7 de novembro, e o “Processo criativo compartilhado: Papo Musicado”, no dia 8, com Tulipa Ruiz (SP), Josyara (BA) e novamente Livia Nery, para tocar e falar de suas obras, numa conversa mediada pela radialista Daniela Souza.

No final de semana, 9 e 10 de novembro, acontece a tradicional maratona de imersão, na Chácara Baluarte, no bairro do Santo Antônio, onde serão montados dois palcos. Serão 11 atrações no total: no sábado, João Donato (AC) e Tulipa Ruiz (SP), Afrocidade (BA), Tuyo (PR), Mestre Anderson Miguel (PE)– com participação de Siba (PE)– e Tangolo Mangos (BA); no domingo, Céu (SP), Lazzo Matumbi (BA), Dônica (RJ), Illy (BA), Abayomy (RJ) – com participação de Saulo Duarte (PA) – e Jessica Caitano (PE). Na ambientação do espaço, o evento conta com a Feira Pedra Papel Tesouro (PPT), que comercializa arte, paisagismo, impressos e moda, além defood trucks, bares e espaços de convívio.

A curadoria é feita pelo jornalista Luciano Matos, os músicos Roberto Barreto e Ronei Jorge e a produtora Carol Morena, que também assina a coordenação geral do Festival. Luciano, Roberto e Ronei formam o trio condutor do Programa Radioca, veiculado há 11 anos pela Rádio Educadora FM Bahiae que originou a criação do evento. Para a seleção da grade, eles buscam seguir a mesma lógica do programa e apresentar artistas e acontecimentos musicais relevantes, numa identidade que escapa de obviedades, se atreve a riscos, fisga tendências e coloca em contato, numa mesma plateia, públicos de interesses diversos. A garantia e a prioridade são a música, em sua manufatura e atributos, como vitrine da riqueza da produção brasileira contemporânea, consolidando o lema de “A música que você ainda vai ouvir”.

“Mais uma vez, conseguimos fazer um equilíbrio com nomes que achamos que estão entre o que de melhor é produzido no país atualmente. De novidades ainda sem um disco lançado até um veterano como João Donato, com uma longuíssima trajetória. São artistas com propostas diferentes, uma diversidade de gêneros e estilos musicais que provoca oque sempre queremos, que é oferecer experiência com a música além do que as pessoas estão acostumadas”, afirma Luciano Matos. “Esse ano, também conseguimos fazer algo que sempre quisemos, que é ter um dia focado em sonoridades mais intimistas, digamos assim, com Tiganá, Amaro e Tim numa noite que já está nos dando muito orgulho. Estamos muito satisfeitos com os cinco dias de evento”, completa.

“O Radioca traça, anualmente, um panorama de tendências da música brasileira, com a participação de artistas consagrados e nomes em ascensão. É um evento que favorece o intercâmbio entre músicos baianos e de outros estados e, além disso, tem o compromisso com a reflexão sobre a cadeia produtiva da música”, avalia Alexandre Simões, superintendente de Promoção Cultural da SecultBA.

Realizado anualmente pela Tropicasa Produções desde 2015, e já figurado entre os principais eventos musicais do país, o 5º Festival Radioca é patrocinado e apresentado pela Puro Malte Tropical Devassa. Tem patrocínio de Natura Musical e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Conta com apoio da Sympla, plataforma oficial de vendas, e o Spotify é o Player Oficial.

Atividades de formação – O Festival Radioca inclui em sua programação atividades de formação voltadas a artistas, produtores e demais profissionais do campo da música, contribuindo para o fortalecimento da cena local. São ações que envolvem convidados de reconhecida trajetória em suas áreas de atuação, em eventos públicos e gratuitos, abertos a quaisquer interessados.

No dia 6 de novembro (quarta-feira), em parceria com o Teatro Castro Alves (TCA) e o Spotify, uma edição especial do projeto Conversas Plugadas apresenta a “Masterclass Spotify”, com Carolina Alzuguir, líder de artistas e gravadoras do Spotify no Brasil, na Sala do Coro do TCA, às 16h. Ela vai dar dicas e exemplos de como artistas e suas equipes podem gerenciar e promover seu conteúdo na plataforma, além de acompanhar informações de consumo e sugerir músicas para serem incluídas em playlists – tudo isso através de uma ferramenta chamada Spotify For Artists.

No sábado, 9 de novembro, dois bate-papos acontecem na Casa-Museu Solar Santo Antônio. Primeiro, às 10h, o “Tropical Transforma: Música pop, cultura urbana e identidade”, em parceria com a Puro Malte Tropical Devassa, patrocinadora do Radioca, reunindo Coy Freitas, diretor artístico e curador da recém-lançada plataforma de música Tropical Transforma, da Devassa, que tem como objetivo dar voz, e palco, à nova música tropical brasileira; Gabriel D’Angelo Braz, gerente de Marketing da marca Devassa, do Grupo HEINEKEN no Brasil; Dai Dias, produtora, booker e diretora de produção do Festival Bananada, de Goiânia; e Patricktor4, um dos principais DJs e produtores brasileiros da atualidade. À tarde, às 13h, é a vez de discutir “Promoção no atual mercado da música: Feiras, mercado internacional e caminhos possíveis”, com a produtora Melina Hickson, o empresário, agente e produtor cultural Ricardo Rodrigues e o curador, produtor cultural e compositor Vince de Mira.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

5º FESTIVAL RADIOCA
6, 7, 8, 9 e 10 de novembro de 2019
Salvador, Bahia, Brasil
Programação:

6/11 (qua), 19h30
No Teatro Castro Alves (TCA)
Tim Bernardes (SP) + Tiganá Santana (BA) + Amaro Freitas Trio (PE)

7/11 (qui), 19h30
Na Arena do Sesc-Senac Pelourinho
Luiza Lian (SP) + Livia Nery (BA)

8/11 (sex), 19h30
Na Arena do Sesc-Senac Pelourinho
“Processo criativo compartilhado: Papo Musicado”, com Tulipa Ruiz (SP) +Livia Nery (BA) + Josyara (BA)

9/11 (sáb), 15h30

Na Chácara Baluarte (Santo Antônio Além do Carmo)
João Donato (AC) e Tulipa Ruiz (SP) + Afrocidade (BA) + Tuyo (PR) + Mestre Anderson Miguel (PE) com participação de Siba (PE) + Tangolo Mangos (BA)

10/11 (dom), 15h30
Na Chácara Baluarte (Santo Antônio Além do Carmo)
Céu (SP) + Lazzo Matumbi (BA) + Dônica (RJ) + Illy (BA) + Abayomy (RJ) com participação de Saulo Duarte (PA) + Jessica Caitano (PE)

Preços:
Ingresso para 6/11: R$ 50 e R$ 25
Ingresso para 7/11: R$ 40 e R$ 20
Ingresso para 8/11: R$ 20 e R$ 10
Ingresso para 9/11: R$ 60 e R$ 30
Ingresso para 10/11: R$ 60 e R$ 30
Dobradinha Final de Semana (9/11 + 10/11): R$ 110 e R$ 55

Vendas:
Sympla – plataforma oficial de vendas: www.sympla.com.br/radioca2019
Excepcionalmente para o dia 6/11 no TCA: Bilheteria do TCA, SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou canais digitais da Ingresso Rápido (site e aplicativo)

Classificação indicativa: 18 anos

Atividades de formação (abertas ao público | entrada franca):
6/11 (qua), 16h
Na Sala do Coro Teatro Castro Alves (TCA)
Conversas Plugadas – Masterclass Spotify, com Carolina Alzuguir
9/11 (sáb), 10h
Na Casa-Museu Solar Santo Antônio
Bate-papo “Tropical Transforma: Música pop, cultura urbana e identidade”, com Coy Freitas, Gabriel D’Angelo Braz, Dai Dias e Patricktor4
9/11 (sáb), 13h
Na Casa-Museu Solar Santo Antônio
Bate-papo “Promoção no atual mercado da música: Feiras, mercado internacional e caminhos possíveis”, com Melina Hickson, Ricardo Rodrigues e Vince de Mira

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.