Fazcultura

07/11/2019 16:30

Festival Radioca inicia maratona de shows

Tiganá Santana na primeira noite de Radioca| Foto: Rafael Passos

A 5º edição do Festival Radioca, evento que promove a circulação de artistas da música independente brasileira, começou nesta quarta-feira (06), em Salvador. O festival, que segue até o próximo domingo (10), tem patrocínio de Natura Musical e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

No primeiro dia do evento, a sala principal do Teatro Castro Alves recebeu três grandes shows em tom intimista. O pernambucano Amaro Freitas Trio abriu a noite, com um som que une jazz e cultura popular nordestina. Em seguida, o compositor, cantor, instrumentista e pesquisador baiano Tiganá Santana subiu ao palco para apresentar canções de seu quarto álbum, Vida-código, e de outros trabalhos. O paulistano Tim Bernardes encerrou a programação de abertura com o show do seu primeiro disco solo, intitulado “Recomeçar”.

Show Tim Bernardes| Foto: Rafael Passos

Nesta quinta (07), o Festival Radioca ocupa a Arena do Sesc-Senac Pelourinho, com shows de Luiza Lian (SP) e Livia Nery (BA). Amanhã (08), no mesmo local, acontece o “Processo criativo compartilhado: Papo Musicado”, com Tulipa Ruiz (SP), Josyara (BA) e novamente Livia Nery, para tocar e falar de suas obras, numa conversa mediada pela radialista Daniela Souza.

No final de semana, o evento se desloca para  a Chácara Baluarte, no bairro do Santo Antônio, com um total de 11 atrações: no sábado, João Donato (AC) e Tulipa Ruiz (SP), Afrocidade (BA), Tuyo (PR), Mestre Anderson Miguel (PE)– com participação de Siba (PE)– e Tangolo Mangos (BA); no domingo, Céu (SP), Lazzo Matumbi (BA), Dônica (RJ), Illy (BA), Abayomy (RJ) – com participação de Saulo Duarte (PA) – e Jessica Caitano (PE). Os ingressos para os shows estão a venda no site www.sympla.com.br/radioca2019.

O Radioca – Realizado anualmente desde 2015, e já figurado entre os principais eventos musicais do país, o Radioca mapeia a música brasileira e apresenta artistas relevantes, entre consagrados em reinvenção na carreira e apostas certeiras, assumindo o lema de “A música que você ainda vai ouvir”. Com produção da Tropicasa Produções, o 5º Festival Radioca é patrocinado e apresentado por Cerveja Devassa. Tem patrocínio de Natura Musical e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Conta com apoio do Sympla, plataforma oficial de vendas, e o Spotify é o Player Oficial.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.