Artes

08/11/2019 17:10

Ponto de Cultura do Calabar ganha prêmio Teixeirinha

C
Foto: Divulgação

A Associação Ideologia Calabar foi uma das organizações da sociedade civil premiadas na 7ª edição do Edital Culturas Populares em homenagem a Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, lançado em junho pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. Serão destinados R$ 5 milhões para 250 iniciativas que visam fortalecer e dar visibilidade a atividades da cultura popular e tradicional de todo o Brasil. Na edição de 2019, cada um dos vencedores receberá R$ 20 mil.

O valor da premiação será utilizado dar continuidade às ações já realizadas pela associação como as oficinas de dança, capoeira e macramê, as exibições de filmes da Cineteca, e a mediação de leitura Hora do Encantamento.

“O nosso espaço é pequeno, mas a qualidade das atividades é o mais importante”, disse a presidente da Associação Ideologia do Calabar, Janete Santos, ao comemorar também a viabilidade do início da oficina de violão.

Pontos de Cultura – São instituições da sociedade civil de base comunitária reconhecidas pelo poder público enquanto referência em ações culturais. Na Bahia, através de um convênio entre a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e o então Ministério da Cultura (atual Ministério da Cidadania), 270 instituições foram selecionadas como Pontos de Cultura através de dois editais (2008 e 2014). Cada uma destas instituições recebe do Estado recursos para desenvolverem suas atividades dentro do Programa Cultura Viva. A gestão dos Pontos de Cultura na Bahia é feita pela Diretoria de Cidadania Cultural (DCC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Os Pontos de Cultura da Bahia estão em 142 municípios, nos 27 territórios de identidade.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.